sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Baguetitas do Jão!

Estreando as receitas aqui no panela, escolhi minhas baguetinhas, por toda sua versatilidade.
Esta receita eu peguei no BlogBier, blog do empório BierBoxx, mas ela pertence a Ana Franco do blog Cozinha de Idéias. É uma receita muito bacana, de fácil preparo, eu adaptei para ficar mais com a minha cara. Ela é perfeita pra quando aquele teu grande confrade te liga e diz: “Jão, to indo na sua casa assistir aquele evento com você, pode deixar que a cerveja é por minha conta.” Claro, é bem mais fácil levar a cerveja. Aí você olha na dispensa e só tem aquele saco de amendoim velho pra por na mesa. As baguetinhas irão te salvar, pois elas aceitam inúmeras variações!
Ingredientes:
120 gramas de Farinha de Trigo
60 Gramas de Manteiga Cortada em Cubos
75 Gramas de Parmesão ralado fino
Pimenta a gosto
Salame fatiado em tiras ou ralado
1 gema batida com água para pincelar e dar cor
Agora é moleza:
Se possuir um processador, bata todos os ingredientes menos o salame e o ovo até obter uma massa, se não tiver pode ir à mão mesmo.
Experimente, e se precisar corrija o sal.
Abra a massa na mão, recheie e de a forma que você desejar, que também dependerá do recheio escolhido.
Pincele com a gema e leve ao forno pré cozido (180º), por aproximadamente 25 minutos.
Ao tirar do fogão eu salpico orégano seco por cima.
A Ana, na sua versão, recheia a massa com azeitonas pretas e indica para harmonização a Baden Baden 1999, uma Ale da escola Inglesa. É uma cerveja encorpada e adocicada, que faz um bom balanço com o sabor acentuado e salgado das azeitonas.
Um dos meus lanches frios favoritos é o de salame com parmesão, uma combinação perfeita, foi daí que tirei esta idéia. Mas podemos tentar outras variações também.
O que eu gosto nesta receita, é que podemos puxar a massa e o recheio para qualquer direção, facilitando a harmonização com outras cervejas. Exemplo, se você quiser um gosto de parmesão mais acentuado, é só aumentar a quantidade na massa, o mesmo vale para as pimentas. Se quiser mais sabor do recheio, deixe a camada de massa menor, etc.
As minhas sugestões:
O que eu geralmente faço, quando não puxo o quitute para lado nenhum, é harmonizá-lo com a Heineken, ou outra Pilsen de caráter mais intenso, como a Bamberg. Veja bem, parmesão e salame são duas iguarias de sabor forte e marcante, se do lado oposto não estiver uma cerveja de personalidade, a baguetinha irá dominar todo o paladar.
Agora, se você deixar mais picante, tente a Colorado Indica, cerveja forte que leva Rapadura na sua composição, ela irá balancear o conjunto com o seu dulçor, fora que por ser uma IPA (India Pale Ale), tem uma carga maior de lúpulo que irá cortar a ação da pimenta, provocando um final seco que irá limpar o paladar.
Outra opção ainda é deixar a massa com o sabor do parmesão acentuado, e realizar a harmonização com a Eisenbahn Strong Golden Ale, uma cerveja bem encorpada, de teor alcoólico elevado, que fará frente e equilibrio ao parmesão.
Espero que gostem.
Slainté!

Um comentário:

  1. John, tá muito louco o Blog!!!
    Divulga ele nas comunidades relacionada a cerveja!

    Esse petisco aí é show de bola!!!
    e parece bem facil de fazer!

    Abraço!!

    Felipe

    ResponderExcluir