quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Tabela Periódica

Hoje, química aqui no panela, afinal de contas, não se faz boas cervejas, nem bons pratos sem uma boa química dos ingredientes.

Brincadeiras à parte, eu não sei quem foi o criador original desta tabela periódica cervejeira, mas a tradução e melhoria ficaram a cargo de Fábio Guzzo, homebrewer , sócio da Acerva Paulista (www.acervapaulista.com.br), e autor do blog Atelier da Cerveja. (www.atelierdacerveja.blogspot.com )
Nesta tabela o confrade iniciante poderá ter uma boa base da quantidade de estilos de cerveja existentes, além de um breve resumo de cada um deles e também outras informações, como o significado de siglas comuns no dialeto cervejeiro e as várias etapas de produção por qual passa o nobre líquido.
É um trabalho fantástico que merece ser divulgado.
Registro aqui um agradecimento caloroso ao Fábio por este trabalho, que não visou remuneração e foi feito de livre e espontânea vontade, mostrando extrema devoção e amor a disseminação da cultura cervejeira.
O Fábio recomenda que a impressão seja feita em papel A2, pois assim ela sairá em todo seu esplendor. Para fazer o download do arquivo em .pdf, clique no link abaixo:
Para saber mais sobre os estilos, acesse o site BJCP (Beer Judge Certification Program), www.bjcp.org , infelizmente apenas em inglês.

5 comentários:

  1. Olá João!
    Tudo bem?
    Baixei a tabela mas a resoluçaõ é baixa. Tem como enviar por e-mail uma versão com maior resolução?
    Abraço,
    Eduardo Unterleider (alendabier@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Blz João, um post por dia? Tá mandando bem hein?
    Tenho um amigo que quando mostrei isso para ele, achou que eu tinha inventado este monte de estilos de cervejas... Brahmeiro claro.

    ResponderExcluir
  3. Isso ai John!
    Muito util essa tabela para um iniciante como eu.

    ResponderExcluir
  4. John!!! Seu blog tá show, uma aula pra caras que querem conhecer esse universo da cerveja!
    Continue assim!

    OSS!!!!!
    Felipe

    ResponderExcluir
  5. Olá, sou cervejeiro artesanal e notei que as tabelas são excelentes apoios para ter a informação à mão. Eu criei uma atualização da tabela de acordo com o BJCP2015. Quem quiser dar uma olhada visita o blog: http://biervikars.blogspot.com.br/2016/06/tabela-periodica-da-cerveja-protosta.html

    ResponderExcluir