sábado, 26 de fevereiro de 2011

Harmonização Mediterrânea


Um espetinho de carne chique: A Kafta!
Aqui mais chique ainda, pois ao invés de um espeto de madeira, usaremos um pau de canela e ao invés de pimenta do reino, pimenta síria. Mas você pode usar pimenta comum e aquele espeto normal também que não prejudicará a harmonização. Apesar de que o aroma da canela é sensacional, eu acho pelo menos.
Kafta é um preparo mediterrâneo de carne, pode ser de boi ou cordeiro, temperado com especiarias e ervas, as variações são sempre influenciadas pela disponibilidade e facilidade de encontrar os ingredientes na região em que é feita. Por esta razão, uma kafta indiana, será diferente de uma turca.
O tempero vai muito de gosto, assim como o cozimento da carne, eu puxei mais para a pimenta e deixei mais mal passada, jeito que eu gosto da carne de boi.
A razão de deixar mais apimentado é a cerveja escolhida para harmonizar, a Colorado Indica. Uma regra básica da harmonização é que quando a cerveja e o prato são provenientes de uma mesma região, eles tendem a interagir bem. A Colorado é nacional, todos sabemos, mas o seu estilo, o IPA (Indian Pale Ale), vem da escola inglesa e o seu desenvolvimento se deu devido a uma necessidade. A cerveja que era feita na época, não agüentava as grandes viagens dos Ingleses de ida ou volta da Índia, e acabavam estragando. Visando uma prolongação da vida das cervejas, foi adicionado uma maior quantidade de lúpulo que é um conservante natural a receita, nascendo assim um novo estilo de cerveja.
Lúpulo confere amargor, amargor limpa o paladar e seca a boca, por isso faz um equilíbrio muito bacana com pratos apimentados, ele suaviza aquele sabor pungente da pimenta, fora que a Indica ainda leva rapadura na sua composição, portanto ela também tem um docinho que vai complementar o sabor final. É uma cerveja fantástica.
É uma harmonização de simples compreensão, esta kafta não é tão condimentada o que mantém bem o sabor intrínseco do alimento, lembre-se de comer com calma e prestar atenção nos sabores e na interação e equilíbrio da kafta com a cerveja.
Esta receita é do Eric Thomas, do portal vamos cozinhar, e quem sugeriu a cerveja foi o Edu Passarelli.
Ingredientes:

·         500 gramas de patinho moído
·         1 cebola picada
·         1 dente de alho picado
·         Sal a gosto
·         Pimenta síria a gosto
·         Salsinha picada a gosto
·         Canelas em pau (a mais comprida possível)
·         Limão para espremer no final

Junte todos os ingredientes numa travessa e misture, após isso é só moldar a carne na canela e levar a grelha. Rendimento vai muito de quanta carne você irá colocar em cada canela, no meu caso deu cinco porções.

Uma dica é variar nos tamanhos, assim você pode assar todas de uma vez e obter a carne com cozimentos variado.

Agora é só servir com um limãzinho e se deliciar!
Servidos?




Nenhum comentário:

Postar um comentário