quarta-feira, 30 de março de 2011

Cervejaria Bamberg



Kit degustação

A Bamberg é uma micro-cervejaria situada na cidade de Votorantim, interior de São Paulo. Fundada em 2005, portanto, ainda um bebê, surpreende ao ostentar cervejas com muitos títulos e prêmios internacionais. Comandada pelo Mestre Cervejeiro Alexandre Bazzo, que se dedica a suas crias em tempo integral, sempre trazendo e apresentando novidades a cada ano, buscando fomentar e ajudar cada vez mais a cultura cervejeira no Brasil.
 O portfólio da Bamberg é bastante extenso, e tem suas raízes na escola Alemã, inclusive o nome da cervejaria é uma homenagem a cidade de Bamberg, cidade com a maior densidade de cervejarias por habitante no mundo. Conta com os estilos Pilsen, Weizen, Munich Dunkel, Scharwzbier, Altbier, Weizenbock, Rauchbier, Helles, a sazonal Bock e finalmente o seu último lançamento, uma Weizenbock.
Sortudo que sou, degustei todas elas, e posso dizer que elas mantêm um padrão bem elevado. Hoje comentarei sobre a Pilsen deles, que é a minha pilsen nacional favorita e é um estilo apaixonante para os brasileiros.
Bamberg Pilsen:

·         País de Origem: Brasil
·         Onde encontrar: Lojas e sites especializados.
·         Prêmios: Melhor Pilsen do Brasil pelo caderno Paladar do Estadão - 2008
·         Fermentação: Baixa - Lager
·         Estilo no BJCP: 1C – Premium American Lager
·         Características: Pouco malte e lúpulo, refrescante e com final seco.
·         Ingredientes: Água, Malte, Lúpulo e Fermento
·         Teor Alcoólico: 4,8%
·         Temperatura Ideal: 2 a 4 graus
·         Harmonização: Pratos leves e não muito condimentados.
·         Envase Avaliado: Pressão (chope)
Minha Avaliação:
Coloração amarela forte, translúcido, com creme branco de boa formação e persistência. No aroma sentem-se notas doces do malte, lembra mel, o lúpulo faz apenas um suporte. O sabor é bem equilibrado, com o malte e o lúpulo atuando em conjunto de forma brilhante. Começa doce e termina mais amargo. O corpo é um pouco mais encorpado do que geralmente temos neste estilo, dando uma sensação de maior volume, a carbonatação é alta, assim como sua drinkability, bem refrescante. Uma breja sensacional, com caráter e identidade, onde você sente a mão do cervejeiro mesmo, em um estilo que muitas brejas parecem a Bamberg Pilsen gera controvérsias sobre o seu real estilo.
Quanto a isso, indaguei o Mestre Cervejeiro Alexandre Bazzo com a pergunta: Alexandre, você classifica a Bamberg Pilsen em qual estilo? A resposta: “Contra minha vontade, American Premium Lager”.

Saúde galera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário