sábado, 12 de março de 2011

Harmonização Marota


Eisenbahn Pale Ale com Canapés de Salsichão!
Canapés, você logo pensa em coisa chique, que não tem nada a ver com cerveja, com boteco. Acredite, aqui não é o caso, por isso se trata de uma harmo malandra, porque ao falar canapés, todos se impressionam, mas na verdade não irá te dar trabalho algum, e os ingredientes são simples Não temos nada daqueles pãezinhos chiques, ou torradinhas, a base deste canapé é apenas um incrível embutido: A Salsicha.
Este embutido tem origem germânica, e só aí já basta pra dizer que combina com cerveja. Você sabia que na época dos séculos XVII e XVIII, o café e o chocolate invadiram a Europa, e os Alemães também gostaram muitos destas especiarias, porém elas tiveram seu consumo dificultado pelo governo, sabem por quê? Apenas para não competir com a cerveja, que era um produto interno. Quer coisa mais linda?
Vamos à harmonização. Novamente a Eisenbahn Pale Ale aparece por aqui, e já adianto que não será a última vez. É uma cerveja muito versátil justamente por não ser cara, apresentar caráter maltado, ter notas frutadas e adocicadas. É uma bela cerveja em minha opinião e se torna um coringa. Na realidade, as maiorias das cervejas harmonizadas aqui serão de origem nacional. Questão de difundir as nossas belas cervejas. Ajudar a fomentar a cultura no Brasil, e também porque é mais fácil encontrá-las nos supermercados.
Os canapés são de simples preparo. Mas a base de tudo é a qualidade do ingrediente principal. Eu aconselho o salsichão Éder tradicional. Os condimentos, que irão temperar e dar mais caráter a harmonização não precisam ser os indicados na receita, mas necessitamos de uma mostarda forte, no caso usei a Dijon. A outra é uma mostarda mais escura e suave, usei a L´ancienne. Elas irão acentuar o sabor do preparo, valorizando muito o contraste da harmonização. Mas cuidado ao dispor elas sobre as salsichas, para não mascararem muito a qualidade do ingrediente principal. A maionese vem para adicionar um pouco de leveza e equilibrar o conjunto.
A harmonização que ocorre aqui é muito parecida com a do Gorgonzola que eu postei anteriormente. A diferença é que esta tem um pouco menos de gordura, e por isso o dulçor da cerveja é mais realçado ainda, e ela por sua vez tem muito mais facilidade para limpar o paladar.
Para rendimento individual:
·         1 Salsichão Éder (cortado em rodelas de 1 cm mais ou menos)
·         Mostarda Dijon
·         Mostarda L´Ancienne
·         Maionese

Preparo: Coloque preferencialmente uma grelha, mas pode ser uma frigideira, no fogo e a deixe esquentar. Unte azeite com a ajuda de um papel toalha, espalhando por toda a superfície. Grelhe rapidamente as fatias dos dois lados, cerca de 1 min cada lado. Retire e coloque-as em um prato. Monte os canapés com a L´Ancienne primeiro e por cima coloque a Dijon misturada com um pouco de maionese.
Vá por mim, tenha mais um salsichão a disposição, você vai querer repetir.
Slainté!

WWW.eisenbahn.com.br

2 comentários:

  1. Parece bom, tirando o salsichão do ÉDER, o resto eu comeria de boa!

    ResponderExcluir
  2. Ah vá, to sabendo que você come de tudo rapaz!

    grande abraço marcelo!

    ResponderExcluir