sábado, 19 de março de 2011

Harmonização São Patriciana



Guinness com Hambúrguer Picante
Guinness com Cupcake Guinness
Continuando a especial semana de São Patrício, resolvi preparar uma combinação explosiva com a tradicional cerveja Irlandesa Guinness. Ela é uma cerveja do estilo Dry Stout, de aparência maravilhosa e personalidade forte. Na boca ela é extremamente refrescante, perfeita para os dias de calor do momento. O sabor dela é meio aguado, uma cerveja que muita gente não entende na primeira vez que bebe, ela finaliza com um amargo bacana, que seca a boca completamente.
Neste dia, os bares comercializam uma já tradicional Guinness Pie, ou torta de Guinness, que leva cerveja escura no preparo, você pode encontrar a receita em alguns sites ou mesmo programas televisivos. Para apresentar outra opção e sair um pouco da mesmice, harmonizei com a Guinness um prato que está em alta na atualidade, o hambúrguer. Porém neste prato, não iremos consumi-lo no meio do pão como de costume, num verdadeiro sanduba, e sim, acompanhado de aspargos grelhados e uma refrescante salada de folhar verde, buscando suavidade.
O hambúrguer preparado da maneira como passarei, ficará com um sabor de pimenta no ponto, aquele que você sente muito bem, mas não incomoda e também não é fraco a ponto de nem sentir, a dica é seguir a medida a risca. A boca fica com aquela sensação picante, então a Guinness desce como uma avalanche, com suas notas amargas de café, um pouco de doce do chocolate e seu corpo denso. O adocicado do aspargo e a leveza da alface temperada com limão contribuem muito para o corte da harmonização. A combinação de texturas é bem interessante também, uma maionese de qualidade contribui aqui.
Vocês podem achar que eu estou exagerando, talvez pela simplicidade do prato, mas eu garanto, que se acertarem o ponto deste hambúrguer, jamais irão querer comer hambúrguer fora de casa novamente. É uma delícia, uma das melhores refeições que já realizei.
Hambúrguer Picante: Ingredientes para uma porção:
·         125 Gramas de Patinho Moído
·         50 gramas de Bacon ou gordura moída
·         36 gramas de cebola picada
·         3 gramas de pimenta calabresa
·         Sal e pimenta do reino a gosto
Junte tudo em uma travessa e misture bem, com a ajuda de um aro, molde o hambúrguer. Leve a uma grelha com azeite apenas para untar, como tem bastante gordura já na carne, não se preocupe que não irá grudar. Ao lado do hambúrguer,  coloque os aspargos para grelhar, não descuide do fogo, observe o hambúrguer para ficar no ponto que você  deseja, virar o hambúrguer, uma dica é 4 minutos de cada lado. Retire os aspargos e tempere a gosto junto com as folhas verdes.

Simples, rápido e prático! Sobra tempo até para uma sobremesa! Com Guinness é claro!


Conforme foi dito no post anterior, passei o dia de São Patrício no Empório Alto dos Pinheiros, depois de muitos chopes, ao “andar” pelo lugar, eu vi em muitas mesas um pessoal comendo um bolinho, curioso que sou (boça style), resolvi investigar. Tratava-se de um lindo cupcake Guinness feito especialmente pro dia. Indaguei o dono do estabelecimento, o Sr. Paulo Almeida para mais informações a respeito. Ele me disse que a receita levava Guinness e que harmonizaria muito bem com a cerveja. Não pensei duas vezes, pedi o meu bolinho e conferi a experiência. Harmoniza perfeitamente, o interior do doce é bem seco, não tão doce e tem uma textura de grãos, você sente cerveja ali, é impressionante. Sua cobertura é feita de açúcar glacê, esta parte confere o dulçor necessário para contrastar com a cerveja, que trabalha e contribui apresentando aromas e sabores torrados, pense nela aqui como se fosse um cafezinho preto. Fica sensacional realmente. Tentarei conseguir a receita do cupcake para postar aqui. Mas será difícil.
Façamos um brinde a São Patrício!
Chore ao ver o efeito cascata da Guinness mais uma vez e manja que te va bene!
Slainté!
http://www.guinness.com/

3 comentários:

  1. caramba, amigo!
    o que vc faz aqui é bacana demais!
    tá de parabénsss.
    sempre leio suas opiniões no Brejas para tornar as minhas mais eficientes e transparentes possíveis.
    parabéns pelo trampo que vem fazendo neste blog!
    gde abraço!

    ResponderExcluir
  2. Esse hambúrguer ta invocado hein!
    Superou o Nacional?


    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Andernee, muito obrigado pelo comentário. Que bom que você lê o brejas confrade, lá existe muitas informações e é uma fonte de pesquisa muito boa. Por que você não começa a participar do fórum? Com certeza irá gostar!

    Ma, este hamburguer ficou muito bom, mas vamos com calma né... estás falando do quarto melhor hamburguer do mundo!

    abraços!

    ResponderExcluir