sábado, 2 de abril de 2011

Harmonização Reconfortante


Köstritzer Schwarzbier com Risoto ao Funghi Secchi.

Sempre pensei em risoto como uma refeição gostosa, prazerosa, de fácil digestão e que principalmente, reconforta muito, principalmente no inverno. Perfeito para salvar aquele dia de trabalho intenso e difícil. O mesmo pensamento tenho das Schwarzbier, ou a nossa conhecida cerveja escura. Talvez isso se dê pelo caráter mais torrado e adocicado, lembrando café e caramelo, encontrado em boa parte delas, porém esta breja ainda contêm notas do lúpulo um pouco mais acentuadas do que o estilo pede, que contribuem muito para sua identidade, é uma bela cerveja. A Köstritzer é a Schwarzbier mais antiga do mundo ainda fabricada, data de 1543, sempre que bebo uma cerveja antiga assim, penso como seria legal se elas pudessem contar histórias. Tá bom. Viajei.

O risoto é um prato leve, assim como a cerveja, que tem um paladar refrescante e não tão intenso, logo, um não se sobrepõe ao outro, o funghi secchi dá toques de terra ao prato e adiciona uma textura mais interessante, cortando um pouco a cremosidade do prato. Harmoniza com o café da cerveja, remetendo a vida campestre. A cerveja trará também o sabor doce, que fará o contraste com o salgado do Risoto.
Risoto de Funghi Secchi – Ingredientes para seis porções bem servidas.
·         380g de arroz arbóreo
·         80g de funghi secchi
·         20g de cebola picada
·         25g manteiga sem sal
·         100g de queijo parmesão em lascas ou ralado grosso
·         60 ml de azeite extra virgem
·         100 ml de vinho branco seco
·         Sal a gosto
·         1,5 litros de caldo de carne quente (ou usar quanto baste)
Preparo:
O tempo de cozimento de um risoto feito com arroz arbório é mais ou menos 20 min. Lave bem o funghi e hidrate-o com o caldo de carne, por 10 minutos. Reseve o caldo do funghi e corte o funghi em tamanhos médios. Doure a cebola no azeite. Junte o arroz e refogue um pouco, adicione o vinho e deixe evaporar. Adicione o caldo do Funghi (cuidado, no final da água terá terra, não adicione). Aos poucos vá adicionando o caldo, que deve estar quente e em outra panela, e mexa o arroz. Conforme for secando, adicione mais caldo. Adicione o funghi e vá experimentando o arroz para ver o ponto, o ideal é ficar “al dente”, também corrija o sal. Quando atingir este ponto, desligue o fogo e adicione a manteiga e o parmesão, tampe a panela e deixe descansar. Sirva quente.
Risoto é um prato coringa em minha opinião, pois seu preparo é sempre parecido e permite inúmeras variações. Uma curiosidade: segundo o chef Inglês Jamie Oliver, o Parmesão é o ingrediente mais importante do risoto, pois ele é que dará a liga no sabor de todos os outros ingredientes.
http://www.jamieoliver.com/

Neste post, estréio uma nova forma de encerramento do texto, Será sempre com uma frase sobre nosso nobre líquido, hoje uma para descontrair, tirada do seriado Os Simpsons.

“Homer! Estou preocupado com as nossas reservas de cerveja. Depois desta caixa e da outra caixa, só ficamos com mais uma caixa...” Barney

2 comentários:

  1. Hahahaha, curti muito a frase... preocupante sem dúvida.

    A Köstrizer é uma cerveja honesta eu acho. Lógico, adoro a Schwarz da Bamberg, mas tá no meu top 5.

    Bela dica, vou tentar essa.

    ResponderExcluir
  2. Pode tentar Leo, você irá gostar. Complementando o post, eu testei esta receita com uma vienna lager do lado, a 1906. Ficou bem legal também e é uma experiência diferente, a 1906 realçou muito o sabor dos cogumelos.

    ResponderExcluir