sexta-feira, 13 de maio de 2011

Drinkability: O conceito


Muitas vezes, nas minhas avaliações sobre as cervejas que degusto, utilizo o termo “drinkability”, e às vezes, amigos pouco familiarizados com o mundo cervejeiro, questionam o que isso quer dizer.
 É um termo derivado do Inglês, composto de duas palavras. Drink, que significa beber e ability que significa habilidade. Mas então você deve estar se perguntando: habilidade para beber? Beber é algo ligado a natureza humana. Praticamente nascemos sabendo. Que diabo é isso afinal?
Tentarei explicar.

Cervejas com drinkability boa em minha opinião

 Drinkability é algo subjetivo, consiste em medir o quanto uma bebida é agradável, logo, quanto maior satisfação bebida nos trás, mais induzido seremos a tomá-la novamente.
Porém, nem sempre uma bebida gostosa tem uma drinkability elevada. Às vezes por ser pesada demais, ela pode causar uma saciedade rápida ou sobrecarregar nosso paladar. Os efeitos sentidos pelo organismo no dia seguinte também devem ser considerados quando julgamos esse aspecto.
Mas há variações de pessoa para pessoa, por isso a drinkability é algo individual e não é utilizada como parâmetro para avaliação de cervejas.

A cerveja ao lado, uma belíssima escocesa, é deliciosa, mas devido ao seu amargor excessivo, eu não considero sua drinkability boa, mas muitos confrades são contrários a esta opinião.
Espero ter esclarecido.
Saúde!


Muitas informações deste post foram retiradas deste livro.

“Se Deus soubesse que beberíamos cerveja, nos teria dado dois estômagos.” – David Daye

2 comentários:

  1. Bela explicação caro amigo John. Eu ja imaginava mais ou menos que seria isso, mas nada como um mestre como você esclarecer nossas duvidas!
    Abraço companheiro.

    ResponderExcluir
  2. Grande confrade Scztrak!

    Muito obrigado pelo elogio e pelo comentário, mas não sou mestre em nada, apenas gosto de compartilhar informações. Você sim, é um exemplo de pessoa a ser seguido!

    um abraço!

    ResponderExcluir