quinta-feira, 7 de julho de 2011

Harmonização Lendária


Unibroue Trois Pistoles com Paleta de Cordeiro e Molho de Hortelã e Alcaparras
Harmonização para um almoço de domingo mais friozinho, dominado por aquele clima que não te anima para nada. Uma refeição espetacular pede uma cerveja também espetacular. Esta canadense, pertece ao estilo Belgian Dark Strong Ale (18 E) e tem seu caráter marcado por notas doces, frutadas, amadeiradas, condimentadas e fenólicas. Características sentidas tanto no paladar quanto no aroma, é bem complexa e tem um bom corpo, sendo perfeita para escoltar este belo assado.
A Unibroue é uma cervejaria que preza muito pela qualidade de seus produtos, fato já notado nos rótulos e nome das cervejas. Sempre com uma história para contar, geralmente ilustrada maravilhosamente nos rótulos.
Reparem a arte do rótulo.
Trois Pistoles é uma vila que fica em Québec, Canadá.  Fundada há 300 anos, é cidade natal de inúmeras lendas, incluindo uma sobre um cavalo negro. Ela envolve um bispo local que conjurou um diabo, este apareceu sob a forma de um corcel negro controlado por uma rédea, com a finalidade de transportar pedras enormes para construir uma nova igreja. Alguém acidentalmente removeu a rédea. O corcel desapareceu, justamente quando a última pedra seria colocada. A pedra ainda está faltando, como pode ser visto quando se visita a igreja.
A harmonização se dá por contraste, a carne de cordeiro é saborosa e suculenta, porém, de certa forme é bem leve. Este corte não possui muita gordura e os pedaços que a contém geralmente são os mais disputados. Lembre-se de comprar um corte com osso.  O molho de hortelã e alcaparras é encorpado e forte, então apenas use-o para sublinhar o sabor da carne. Ele irá conferir um paladar mais salgado e refrescante. A carne tem sabor marcante, com bom equilíbrio e o seu aroma domina o ambiente. A cerveja adiciona corpo à refeição, além de contribuir com um aroma maravilhoso quando aberta. Ela adiciona toques doces e frutados, além de um leve condimentado, completando o show. Sua carbonatação é na medida para limpeza do paladar. Ela não contém muito lúpulo, logo, seu amargor não é forte. Os dois elementos têm muito caráter, portanto eles não brigam e sim se equilibram.
A paleta que eu assei tinha 1 kilo e meio e foi suficiente para três pessoas. Mas com certeza se tivesse mais, elas comeriam.
Vamos à receita:
Paleta de Cordeiro – Ingredientes:
·         Paleta de Cordeiro (1 a 2 Kg)
·         Uma cabeça de alho
·         Um maço de Alecrim
·         Sal a gosto (pode ser sal grosso)
·         Pimenta a gosto
·         Azeite extra-virgem
Preparo:
Espatife a cabeça de alho e jogue metade na assadeira com casca e tudo. Jogue alguns ramos de alecrim também. Faça cortes na paleta contra as fibras e tempere dos dois lados com sal e pimenta. Deite-a na assadeira. Coloque o alecrim e o alho que restou sobre a carne e regue-a com azeite. Tampe com duas folhas de papel alumínio. Asse em forno pré-aquecido no máximo, no momento em que por a carne, abaixe para 170 graus. Deixe por uma hora para cada quilo de carne. Retire o papel alumínio e volte ao forno para dourar. Reserve a carne, o alho e o alecrim. Usaremos o que ficou na assadeira para fazer o molho, apenas retire o excesso de gordura.
Molho de Alcaparras e Hortelã – Ingredientes:
·         Uma colher de sopa de farinha de trigo
·         Dois maços de Hortelã (só as folhas)
·         Um vidro de Alcaparras
·         500 ml de caldo de frango
·         Uma colher sopa de vinagre
Preparo:
Pique a hortelã e as alcaparras grosseiramente e misture-os. Coloque a assadeira no fogão em fogo baixo. Adicione a farinha de trigo e mexa para incorporar. Adicione a hortelã com as alcaparras. Coloque o caldo de frango e deixa ferver. Adicione o vinagre. Experimenta e ajuste o tempero se necessário.
Atenção: O alho fica macio, basta espremer a casca que ele irá sair. Você pode passá-lo sobre a carne como se fosse manteiga ou come-lo puro mesmo, é delicioso.
Eu peguei esta receita em um capítulo da série Jamie At Home, do chef Ingles Jamie Oliver. O capítulo se chama Carneiro. Mas atenção a Paleta dele é maior, por isso ele pede quatro horas de forno.
Uma refeição revigorante!
Saúde Confrades.
http://www.unibroue.com/
"This is the end..."
“A perfeição não pode ser concebida sem uma forte dose de egoísmo, orgulho, tenacidade e de cerveja.” – Charles de Gaulle

2 comentários: