quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Harmonizações Nacionais



Klein Pilsen com Pastelzinho de Angú

Dessa vez, a cerveja vem de Campo Largo, cidade vizinha a Curitiba no Paraná e o prato é novamente de Minas Gerais e suas cidades históricas.

A Cervejaria Klein, que você já conheceu aqui, produz cervejas de elevado padrão. A Pilsen é muito boa, com paladar bastante voltado para o malte. Notas doces, de pão e com grãos lhe conferem sabor bem suave. Final levemente amargo e seco. Bem carbonatada, qualidade sempre bem vinda na harmonização. Ao saber da história do Angú e de seu sabor leve (dependendo do recheio) associei ambos instantaneamente.
Mas o que é Angu? 

Angú nada mais é que a mistura de fubá ou farinha de milho com água. Lembrou-te algo? Sim, é a versão nacional da polenta! Abaixo a história do Pastel de Angú!



Em 1706, os escravos de Itabirito, cidade próxima a Ouro Preto, roubavam carne dos patrões e a escondiam dentro do Angú. Levavam para o mato onde o preparavam nos cupinzeiros, e o comiam nas madrugadas para não passar fome. Quando eles não conseguiam roubar a carne, eles o recheavam com bananas, e foi daí que surgiu a receita original, originalmente um doce. Depois a receita se espalhou. Quando chegou a São Paulo foi recheado com carne, e daí para frente recebeu muitas variações. O nome Angu vem da palavra agún do idioma africano fon da África Ocidental, onde a palavra se referia a uma papa de inhame sem tempero. Quando os portugueses começaram a propagar o milho pela costa africana, passou a usar o nome para as papas feitas com a farinha do cereal. 

É uma receita muito legal, pois aceita qualquer recheio, e podemos utilizar sobras de prato para isso. Além do que é muito fácil fazer a massa e é tudo muito saboroso. Apenas um alerta, para funcionar com uma Pilsen não tão robusta como a da Klein, não podemos deixar o sabor do recheio muito intenso. Caso contrário ele irá ofuscar a cerveja por completo. O que não queremos. Eu utilizei um recheio também mineiro, com base em bacon e couve.

Pastéis de Angú

30 pasteizinhos

·         2  copos de 200ml de fubá peneirado
·         2 copos de 200ml de caldo de galinha
·         1 ovo
·         ½ copo (100ml) de polvilho azedo (pode ser farinha de mandioca)
·         2 colheres de sopa de óleo

Coloque na panela o caldo de galinha, o óleo e o fubá. Misture. Leve ao fogo e misture até que o angu solte da panela. Tire do fogo e coloque o polvilho peneirado. Sove enquanto ainda estiver quente até obter uma massa fina. Acrescente o ovo e sove novamente.  Fica um pouco pegajoso mesmo. Deixe-a descansar e vá fazer o recheio.  Agora passe margarina nas mãos e separe a massa fazendo bolinhas do mesmo tamanho. Aperte-as com um dedo na palma da mão para fazer uma cavidade. Coloque o recheio e feche as bordas, tente não deixar massa em excesso. Frite no óleo quente cobrindo os pastéis. Vire-os deixando os dois lados dourados. Não mexa enquanto frita.

Recheio:

·         300g de bacon
·         1 maço de couve picado bem fina
·         Salsinha a gosto
·         1 maço de cebolinha
·         2 tomates sem semente
·         1 cebola média
·         Pimenta do reino a gosto

                Retire a pele do bacon e frite até que fiquem crocantes. Tempere a couve com a salsa e a cebolinha, a cebola, os tomates e a pimenta. Misture o bacon e a couve.

Sirva com limão ou um molho leve de pimenta.

A harmonização se dá por semelhança e realce de ambos os lados. A busca aqui é pela suavidade da refeição. As notas doces do prato e da cerveja se equivalem e realçam através do contraponto o salgado no recheio. O baixo amargor aliado a alta carbonatação é mais que suficiente para enfrentar a gordura do bacon e limpar o paladar. É simples, mas muito satisfatório.

Boa comida, cerveja e cultura na mesma mesa. Só falta uma excelente companhia! Curta com bastante calma.

Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário