sábado, 17 de dezembro de 2011

Harmonizações Nacionais (Fim de Ano)

Bamberg Bock com Leitão a Pururuca


Festas de fim de ano chegando, resolvi fazer um clássico da cozinha mineira que se tornou onipresente no território nacional. O leitão a pururuca. Cada região do país tem a sua versão, com os mais diferentes temperos, marinadas, métodos de assar. O que é comum entre todos é o grande desafio de “pururucar” a pele do assado. Desafio nada fácil de atingir com fornos caseiros e equipamentos normais. Falaremos disso mais tarde.


Para harmonizar perfeitamente com o leitão escolhi uma cerveja da escola Alemã, a Bock. Forte encorpada, com sabores muito maltados, leve toques frutados. Ela é sensacional e temos na versão da Bamberg um exemplar magnífico. Infelizmente ela é uma sazonal de Inverno, o que dificulta um pouco encontrarmos um exemplar. Acrescentar qualquer elogio a Cervejaria Bamberg não é mais necessário nesse blog, todos sabem a admiração que tenho pelo trabalho deles. Mas só para constar, eles foram novamente premiados no European Beer Star, dessa vez com a cerveja Alt que conquistou medalha de prata. 


Caso não encontre a Bock da Bamberg, pode pegar qualquer outra. Porco e Bock (quando bem feitos) é que nem açaí com granola, combinação perfeita!

 O Leitão assado é um prato comum nas mesas lusitanas, e nos foi trazido pelos colonizadores. Os mineiros adicionaram a técnica da pururuca, muito comum entre os petiscos servidos em Minas e São Paulo. O termo tem origem tupi e refere-se a qualquer iguaria ou petiscos feitos com couro do porco que fique crocante. No dicionário significa algo quebradiço.


Leitão a Pururuca:


Conseguiremos resultados melhores se tivermos um forno que atinja temperaturas altas, superior a 300 graus, um maçarico também é muito útil.


Marinada de 12 horas no mínimo.


Pode-se assar um leitão inteiro, metade dele ou ainda um quarto. Minha receita é para um pernil de 2,7 KG.


·         Leitão


·         35 g de sal grosso
·         Tomilho e alecrim a gosto
·         1 cebola grande picadinha
·         2 cenouras picadinhas
·         15 g de pimenta rosa em grãos
·         200 ml de vinho branco seco
·         400 ml de cachaça
·         Óleo


Marinar o leitão com sal, pimenta, ervas, cebola, cenouras, vinho e metade da cachaça. Deixar nessa marinada pelo máximo de tempo possível. Assar em uma assadeira tampada com papel alumínio em forno pré-aquecido a 150 graus por duas horas. Checar se já está cozido, caso contrário voltar mais um pouco. Ao tirar, retirar os temperos do leitão. Transferir para uma assadeira com as laterais baixas. Ferver o resto da cachaça e colocar o forno na temperatura mais alta possível. Passar a cachaça fervida por toda a pele do leitão e voltar ao forno para corar. Quando estiver perto de corar, ferver o óleo. Ao retirar o leitão dar um banho com óleo muito quente na sua pele e servir.

O meu foi acompanhado de purê de batata doce e ficou uma delícia. Pode guarnecer com o que desejar. Geralmente um purê de maçã é muito bacana também ou, se quiser aproveitar o forno pode fazer vegetais variados assados.

 A harmonização aqui é regionalista, porco é uma carne muito consumida na Alemanha e os sabores resultantes dos assados lembram muito os maltes escuros empregados no estilo Bock. A semelhança é perfeita e o realce de sabores intensos tornando o conjunto deliciosamente suculento.

É isso, se não sabia qual assado fazer nas comemorações do final do ano e tá de saco cheio do velho peru, essa opção é fantástica!

Agradeço de coração a todos os meus leitores, saibam que leio com atenção e carinho cada comentário aqui deixado. O blog me rendeu muitas novas amizades esse ano, que pagaram com sobras todo o esforço e tempo que dediquei a ele. Espero no ano que vem poder melhorar cada vez mais e propiciar coisas melhores para vocês.

Passem o Natal e o Ano Novo com a família, curtam cada momento, apreciem tudo com calma e valorizem essa época. Principalmente aqueles que estão ao nosso lado.


Feliz natal e excelente ano para todos nós! 


Um grande abraço!



Saúde!

2 comentários:

  1. Mestre João, que inveja.
    Primeiro,parabéns pelo novo leiaute.
    Está bem clean e o logo ficou D+
    Estou acompanhando todas as publicações suas e cada vez está ficando melhor.
    Essa mesmo me fez ficar com muita inveja "boa".
    Sou fã de Leitão a Pururuca e as cervejas Bock são também uma paixão. Bamberg ainda não tomei, mas está na lista de desejos.
    Obrigado por nos mostrar esse mundo maravilhoso de harmonizações. A ideia de utilizar as nacionais é muito boa. Sempre que possível prefiro dar prioridade as nacionais.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Fala Monich! Confrade, pra Mestre falta muito ainda! Mas obrigado de qualquer maneira.

    Teoricamente é uma harmonização alemã, simples de tudo.

    Acho importante sempre que possível incentivarmos o mercado de boas cervejas nacionais, o que eu digo sempre é, se tá na dúvida de qual comprar, vai na nacional!

    grande abraço

    ResponderExcluir