quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Harmonizações Nacionais



Jambreiro Belgian Dark Strong Ale com Atolado de Vaca

Dessa vez Minas Gerais pelo lado cervejeiro, encontra-se com Recife, no Nordeste Brasileiro, com um prato tradicionalmente mineiro. A Vaca atolada.

A Cervejaria Jambreiro, estabelecida em Nova Lima, MG é comandada e tem toda sua produção realizada por apenas um funcionário, o Mestre-Cervejeiro Humberto Martins. Recompensando todo seu trabalho, a Cervejaria já ganhou prêmios nacionais, provando que fazendo artesanato com paixão, nada mais interessa. A Dark Stron Ale foi primeira cerveja que provei feita por Mestre Humberto. Escola Belga, encorpada, equilibrada, tem nos maltes suas principais características, mas conta também com toques frutados e herbais.

A versão nordestina do prato difere na carne utilizada e nos temperos. Tradicionalmente feito com costela de vaca, os pernambucanos utilizam qualquer carne boa para cozido, como o músculo, o coxão duro ou, o corte que utilizei. A capa de filé. Na versão mineira os temperos são mais simples, geralmente feito com refogado de alho e cebola, sal e pimenta a gosto e finalizado com salsa e cebolinha picada.  Em Recife, é feito com “todo tempero” expressão utilizada pelos nordestinos para determinar o uso de: Alho, cebola, pimentão, tomate, colorau, cominho e coentro no final.

A vaca atolada também surge com os famosos tropeiros. Como já sabemos, durante suas viagens, eles levavam suas carnes e condimentos nas carroças. Ao adentrarem nas serras mineiras, enfrentavam terrenos irregulares e íngremes que atrasavam e muito as viagens. Nas épocas de chuvas os terrenos se transformavam em densos lamaçais, consequentemente o gado e as carroças encalhavam.  Enquanto estavam parados, tinham de cozinhar e assim nomearam o prato de vaca atolada.
Outra versão, defendida pela Chef de cozinha Mara Salles conta que “atolar” é uma técnica de cozinha nacional, onde cozinhamos uma carne junto com uma raiz que tenha bastante amido como a mandioca, o cará e o inhame, por exemplo. A raiz se desmancha e o seu amido faz que  a carne fique atolada no creme espesso resultante.

Vaca Atolada:

·         1 Kg de Capa de Filé (pode ser músculo ou coxão duro também)
·         1 Kg de mandioca
·         3 Dentes de Alho em lâminas
·         2 cebolas em cubos médios
·         1 Pimenta dedo de moça picada fininha e sem as sementes
·         2 Tomates em cubos médios
·         1 Pimentão em rodelas
·         1 colher sopa rasa de colorau
·         1 colher sopa rasa de cominho
·         Suco de 1 Limão Cravo
·         1 ramo de coentro picadinho
·         1 ramo de cebolinha picadinha
·         Manteiga de Garrafa ou Azeite
·         Sal e Pimenta a Gosto

Cozinhe a mandioca em água e sal até que ela fique macia, mas ainda mantendo a consistência, escorra, mas reservando a água. Corte a carne em pedaços grandes e tempere com sal e pimenta. Em uma panela aquecida coloque a manteiga de garrafa e adicione o alho até ele liberar o seu aroma. Adicione a dedo de moça e em seguida a cebola. Deixe ficar transparente. Em uma sautese coloque um pouco de azeite e deixe ficar bem quente. Sele os pedaços de carne em todos os lados e reserve. Adicione o pimentão e os tomates na panela. Jogue água na sautese ainda quente para fazer um “molhinho” com o que ficou nela. Adicione esse molhinho na panela. Coloque o colorau, o cominho, o suco de limão e mexa. Adicione a carne a cubra com a agua do cozimento da mandioca. Abaixe o fogo e deixe cozinhar. Vá completando com água sempre quente quando necessário, até que a carne fique macia. Acerte o tempero se necessário. Desligue o fogo e adicione a cebolinha e o coentro. Em uma travessa, faça uma cama de mandioca, disponha as carnes por cima e cubra com o molho.



Parece ser complicado, mas é bem fácil. O segredo está em cozinhar lentamente para que haja concentração máxima de sabor no caldo.

Apenas pelos ingredientes podemos perceber o quão intenso em sabor é esse prato. Para fazer boa parceria com ele precisamos de uma cerveja também poderosa. As Dark Strong Sle tem malte, amargor e doçura suficiente para suportar e equilibrar o prato. Seus sabores doces e torrados vão se encaixar bem com a carne, além do que ela conta com um bom poder de corte para liquidar a gordura.

Uma refeição espetacular e deliciosa! Daquelas que comemos até não aguentar mais.

Não se esqueça da laranjinha depois para ajudar na digestão!



Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário