segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Harmonizações Nacionais



Lakibeer Chocolaki com Chateaubriand Paraense

A saudosa Freguesia do Ó, simpático Bairro de São Paulo,  encontra a cozinha Paraense, a mais indígena das culinárias nacionais.

Produção caseira, apaixonada, e muito bem feita pelo Cervejeiro  Henrique Laki. Das suas panelas, saem excelentes cervejas, de vários estilos. Ao tomar a Blond Ale na Cervejoteca,  passei a atentar para a “cervejaria”. Resolvi levar a Chocolaki, uma Oatmeal Stout com adição de cacau em pó.
A Chocolaki tem como destaque notas torradas, que lembram chocolate amargo e café, com toque de lúpulo que confere um leve cítrico no aroma.

Oatmeal Stout é um sub-estilo da categoria Stout, conhecido pela adição de aveia na receita, conferindo característica levemente mais adocicada e corpo mais sedoso e oleoso.

Dessa vez, o prato escolhido não é uma receita nacional, e sim um corte clássico francês do lombo do Filé Mignon. O lado brasileiro veio com ingredientes extras que utilizei na receita, como a fruta cupuaçu para o molho e a Castanha-do-Pará, que de tão brasileira, lá fora é chamada de Brazilian Nut.
O que temos então é um Chateaubriand (medalhão grosso) guarnecido de Molho a base de cupuaçu acompanhado de arroz de castanha.

A cozinha Paraense é a que menos recebeu influencia europeia, por isso manteve muitas das técnicas e pratos indígenas, tornando-se única no mundo. Muitos defendem que ela será maior base para finalmente termos uma identidade gastronômica brasileira.

A castanha-do-pará, semente do castanheiro-do-pará, é nativa da região amazônica e contem alto teor calórico e proteico. Sua aplicação culinária é extensa: consumida in natura, torrada, como farinha, confeitos, doces e sorvetes.

O cupuaçu é um fruto de polpa ácida e extremamente aromática. Muito utilizado para sucos, doces e sorvetes. Generosa, chegando a medir 60 cm, provém de uma árvore igualmente grandiosa, de flores cor de vinho, igualmente enormes.

 Chateaubriand Paraense:

•    Um medalhão de 200 a 250 gramas
•    1 dente de alho
•    Sal e pimenta a gosto

Tempere o medalhão com o alho, sal e pimenta. Pré-aqueça o forno em 200 graus. Em uma frigideira com óleo bem quente, sele-o em todos os lados. Passe para o forno e termine o cozimento até o ponto desejado. (cerca de 10 min para ao ponto pra mal passado)

Molho:

•    Manteiga q.b
•    2 e ½ colher sopa de açúcar
•    Uma casca de laranja sem a parte branca
•    ½ xícara chá de polpa de cupuaçu
•    1 xícara chá de água

Em uma frigideira, derreta metade da manteiga. Acrescente o açúcar e a casca de laranja. Mexa até atingir a cor de caramelo. Adicione a polpa de cupuaçu e a água e ferva por um minuto. Retire a casca de laranja e ferva por mais dois minutos. Adicione uma pitada de sal. Reserve.

Arroz de Castanha:

•    8 castanhas do pará (metade ralada e metade quebrada em pedacinhos)
•    2 colheres sopa de creme de leite caixinha
•    2 xícaras chá de arroz cozido
•    ½ xícara chá de queijo meia cura ralado
•    Manteiga q.b
•    Pitada de canela

Derreta a manteiga em uma panela. Adicione as castanhas, o creme de leite, o arroz e o queijo. Refogue até obter um arroz cremoso. Polvilhe a canela no final.
Sirva uma porção de arroz, e o medalhão com o molho por cima.

Uma refeição com sabores interessantes e diferentes. Perfeita para curiosos.

As oatmeal stout são perfeitas para acompanharem cortes bem macios e que não tenham tanto sabor e gordura, justamente por que a adição da aveia corta um pouco do amargor. O filé mignon é um excelente exemplo e geralmente é servido com algum molho, o que é perfeito para o Chocolaki, já que é ele que deixará o conjunto levemente mais intenso para ficar em pé de igualdade com a cerveja. Os sabores amendoados e torrados conversam perfeitamente. O leve cítrico da cerveja encontra companhia no cupuaçu e na laranja.
Curtam o momento com alegria e boas companhias!



Saúde!

Um comentário:

  1. Mestre João.
    Que incríveis essas harmonizações.
    Essa receita está d+.
    A última foto deu fome e sede. Que espuma é essa?
    Parabéns. Sempre indico seu Blog para o pessoal.
    Um grande abraço.
    Monich

    ResponderExcluir