terça-feira, 13 de março de 2012

Harmonizações Nacionais



Backer 3 Lobos Pele Vermelha com Bolinho de Abóbora Recheado com Carne-Seca

O nome Backer causa certa nostalgia em mim. Acredito ser pelo fato de ela remeter a bons momentos vividos em diversos lugares/bares com meus amigos. Fato é que há muito tempo lhe devo uma harmonização digna, e quando saiu essa nova linha 3 Lobos, chefiada pelo mestre Paulo Schiaveto, com excelente qualidade, tudo se encaixou.

Tomei a Exterminador, American Wheat Rye que vai Capim-Limão e adorei, aí fui para a American Pilsen e pirei de vez. A próxima era a Pele Vermelha e dessa vez não deixei passar a oportunidade de apimentar a brincadeira. (Existe também uma Porter chamada Bravo, que faz parte da linha).

Ipa e petisco gorduroso é o que há. Literalmente. Petisco gorduroso apimentado e com frescor da hortelã então, nem se fala. A carne-seca é um ingrediente famoso por todo território nacional que merecia figurar por aqui. A idéia desse bolnho agora é comum, mas eu o vi pela primeira vez no Restaurante Mocotó, que reputo de inigualável.

Vamos ver como começou o processo de salgar carnes no Brasil:

A velha salga dos lusitanos foi aprendida pelos brasileiros. A carne é salgada e depois seca ao relento, aumentado o seu poder de conservação pela desidratação. Essa carne se fez presente na bagagem dos exploradores, viajantes e vaqueiros que percorriam longas viagens. Ficou conhecida como Carne-Seca, ou Carne de Sol. Depois, um cearense, de nome José Pinto Martins levou a técnica para o Rio Grande do Sul. Os gaúchos adicionaram ainda mais sal, e assim surgiu o Charque.

Hoje em dia são três carnes diferentes, a saber:

•    Carne-Seca: Mais sal que a carne de Sol e seca em estufas. (comum no Nordeste)
•    Carne de Sol: Processo mais rústico, exposta ao sol ou ao vento, um pouco mais avermelhada e uma “vida” menor. (comum no Nordeste)
•    Charque: Processo mais complexo, mais industrial podendo até ter adição de produtos químicos. (comum no Rio Grande do Sul)

Bolinho de Abóbora com Carne-Seca:
(50 bolinhos, acredite, não é muito)

Massa:
•    1 Kg e ½  de abóbora descascada e cortada em cubos
•    1 colher sopa de alho
•    1 colher sopa de sal
•    1 colher sopa de cebola picadinha
•    2 colheres sopa de óleo de girassol
•    1 colher sopa de manteiga
•    Farinha de Trigo q.b (quanto baste)
Refogar o alho e a cebola no óleo. Adicionar a abóbora e refogar mais um pouco, adicionar o sal. Cobrir com água e cozinhar por cerca de 20 minutos. Depois de cozida, retirar a abóbora e bater no liquidificador. Voltar a massa obtida para a panela, verificar o sal. Adicionar farinha de trigo até soltar da panela, acrescentar a manteiga. Quando a massa soltar das mãos, deixar esfriar.
Recheio:
•    ½ Kg de Carne-Seca dessalgada e desfiada
•    3 colheres sopa de manteiga de garrafa (pode ser óleo)
•    1 Cebola roxa média picadinha
•    100 gramas de catupiry
•    Hortelã picada a gosto
Colocar a manteiga de garrafa em uma frigideira. Adicionar a cebola e refogar levemente, adicionar a carne e refogar mais um pouco. Colocar o catupiry e mexer, Tirar do fogo e adicionar a hortelã no final.

Montagem:
Abrir a massa nas mãos, rechear e fechar dando formato redondo. Passar na farinha de rosca e fritar em óleo bem quente.
Sirva com molho de pimenta que irá ficar bem legal, pois a abóbora tem um gosto levemente adocicado.

India Pale Ales, graças aos seus lúpulos aromáticos, combina muito bem com ervas e pimentas. Com recheios cremosos e densos o poder de corte dos lúpulos e da carbonatação ajudam a restaurar o paladar. A Pele-Vermelha possui também toques cítricos e um dulçor que contribuem para o conjunto.


Perfeito para acompanhar uma noite com os amigos!



Saúde!

Um comentário: