quinta-feira, 26 de julho de 2012

Backer 3 Lobos Bravo com Chocolate Gateau



Essa é mais uma harmonização de cerveja escura forte com sobremesa a base de chocolate, algo clássico no mundo da harmonização de cervejas.

A Backer Bravo é uma Robust Porter com 9% de álcool armazenada em barris de Umburana, mais uma ousada proposta da cervejaria mineira para a série 3 Lobos. Na realidade o que acontece é um blend, uma mistura de uma cerveja que está envelhecida no barril com uma cerveja que não passou pelo processo. Isso é feito para suavizar um pouco o caráter da madeira sabor final da bebida. Essa prática é muito utilizada no mundo do whisky.



Muita gente continua achando estranho tomar cerveja com sobremesa. Perguntam-me se eu realmente faço isso. Bem, pense nesse tipo de cerveja como um licor para finalizar uma refeição ou mesmo um café. Acredite, uma vez que você experimentar esse tipo de combinação você não irá mais pensar duas vezes.

Massa Sucrée (se possível fazer um dia antes):

•    300 gramas farinha de trigo
•    150 gramas açúcar
•    120 gramas manteiga sem sal gelada em cubinhos
•    Pitada de sal
•    1 Ovo
•    Uma gema de ovo
•    5 gramas de essência de baunilha (1 colher chá)

Peneire a farinha, o sal e o açúcar dentro de uma tigela. Adicione a manteiga em cubos e misture com as mãos até obter uma farofa grossa. Adicione o ovo, a gema e a baunilha. Mexer até que forme uma massa lisa e homogênea. (Esse tipo de massa não deve ser manipulada demais, pois não queremos que a rede de glúten seja muito desenvolvida). Embalar em papel filme e deixar a noite na geladeira. Com as mão moldar uma camada da massa em uma forma de fundo removível ou em um aro. Voltar mais 15 minutos na geladeira. Fazer furos com um garfo e assar no forno a 190 graus até dourar. (cerca de 15 min)

Ganache de Chocolate:

•    300 gramas de chocolate amargo  (65% cacau ou mais)
•    300 ml de creme de leite fresco
•    Pitada de Sal

Quebre o chocolate em pedaços pequenos e regulares e derreta em banho Maria. Certifique-se que a água não esteja encostando no fundo da tigela, adicione a pitada de sal e reserve. Aqueça o creme de leite até perto da fervura. Adicione o creme de leite ao chocolate 1/3 por vez, garantindo que esteja totalmente incorporada antes da próxima adição. Se quiser um pouco mais doce, adicione um pouco de açúcar. Coloque a ganache por cima da massa e deixe esfriar. Leve a geladeira por duas horas para firmar e depois passe para o freezer por mais 4 horas.

Sirva com gominhos de laranja.

A cerveja tem notas que lembram chocolate amargo e café, além de pequenas nuances cítricas. A harmonização ocorre por semelhança e a intensidade de ambos equivale-se. Uma verdadeira delícia.


Excelente para o frio!



Saúde e até a próxima!

Um comentário: