sábado, 25 de agosto de 2012

Pilsner Urquell com Salmão na Pedra sobre Brasas



Essa harmonização é uma memorável.

Sábado no curso de Sommelier de Cervejas da ABS, degustamos a Pilsner Urquell. A conclusão de todos foi unânime, se você quer saber o que é uma verdadeira Pilsner, essa é a cerveja a ser tomada. Além de excepcional sabor, essa cerveja guarda história e cultura cervejeira dentro da garrafa, qualquer amante de cervejas tem obrigação de prová-la. Para saber mais sobre a Pilsner Urquell e o estilo Pilsner clique aqui.



Voltando para casa naquele dia eu pensava em um prato para harmonizar com ela, algo que fosse tão único quanto ela merece. Peixe me veio à mente, mas para enfrentar o robusto amargor da Urquell, precisava de um peixe gordo. Pensei então em um prato que une técnica e ingrediente espetacular. Salmão na pedra sobre a brasa, para deixar a pele do salmão crocante, um verdadeiro deleite.

Para a receita você vai precisar de uma pedra que seja boa condutora de calor e de carvão.

Salmão:

•    Filé de Salmão com a pele
•    Zests (casca) do limão siciliano
•    Sal a gosto
•    Pimenta do Reino a gosto
•    Azeite
•    Endro ou Dill (é a erva que vem com a erva-doce) bem picado

Aqueça o carvão até que fique em brasas. Faça uma cama de pedras sobre o carvão, deixando o mínimo ou nenhum espaço entre elas (esse passo é importantíssimo, pois se ficar muitos espaços, a chance de levantar labaredas é alta) disponha uma grelha por cima das pedras e deixe aquecer bem. Faça cortes de um centímetro na parte da carne do salmão. Tempere com o sal, a pimenta, os zests e ponha uma boa camada de dill em toda a extensão do peixe. Adicione o azeite e massageie bem o peixe colocando os temperos nos cortes realizados. Vire o peixe e tempere o lado da pele também. Coloque o salmão sobre a grelha com a pele virada para baixo e deixe-o assim por 17 minutos. Vire e termine e asse por cerca de 3 minutos do outro lado. (o tempo varia de acordo com o tamanho do filé, mas não deve exceder muito 20 minutos, é importante que ele fique de 80 a 90% do tempo com a pele na grelha). Retire a pele do salmão, ela deve sair sem dificuldades e volte apenas ela para a grelha dessa vez com o outro lado na grelha. Deixe-a crocante e sirva.

É um prato digno de um rei!

A Urquell é uma Pillner bem robusta, com amargor moderado e persistente, perfeita para lidar com um peixe gordo como o Salmão. Além disso todas as notas herbais e condimentadas do lúpulo Saaz vão combinar perfeitamente com os temperos do peixe.




Saúde!

Um comentário:

  1. É de dar água na boca! Como sempre, excelente artigo, João. Vou provar a cerveja.

    Abç

    Oliver.

    ResponderExcluir