sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Boon kriek com Magret de Pato ao Molho de Cerejas



Mais uma vez aparece por aqui essa incrível cervejaria Belga, a Boon Brewery, que tem toda sua produção voltada para o estilo Lambic. Para saber mais sobre a cervejaria, reveja o post sobre ela, clicando aqui.

Fruit Lambics são cervejas que igualmente as Gueuze, passam por blends de lambics novas e envelhecidas, e depois, frutas ou purê de frutas são adicionados e uma nova fermentação se inicia. Geralmente a fruta adicionada irá ditar muito do caráter final da cerveja bem como do prato que devemos consumir com ela. São cervejas gostosas, mas não para qualquer paladar pois são muito excêntricas , por isso, leva um certo tempo para entendermos esse tipo de cerveja.

Quase sempre se pensa nessas cervejas com algum tipo de sobremesa. Resolvi sair um pouco do sossego e arriscar algo mais ousado, um belo magret de pato acompanhado de molho de cerejas.  É essencial que esse corte não passe do ponto, o mal passado é o mais adequado, garantindo suculência e maciez.

Magret de Pato

•    1 Magret de Pato
•    Sal a gosto
•    Pimenta do reino preta ralada na hora a gosto
•    Cerejas em calda
•    2 raminhos de tomilho
•    50 ml de vinho tinto seco
•    50 ml de caldo de frango
•    50 gramas de manteiga gelada em cubos

Faça cortes em diagonal na pele do magret e tempere com sal e pimenta. Escorra as cerejas e corte-as em cubos pequenos, guarde algumas para decorar. Esquente uma boa frigideira em fogo moderado, ela não pode estar muito quente e nem muito fria. Coloque o pato com a pele virada para baixo, sem óleo mesmo. O que nós queremos aqui é justamente derreter a gordura do magret e conseguir uma bela coloração. Verifique algumas vezes a pele, quando estiver um lindo marrom escuro (não queimado) vire o pato e sele o outro lado. Deixe mais um minuto e retire da frigideira. Dispense o excesso de gordura da frigideira e volte-a ao fogo. Adicione o vinho tinto e raspe o fundo. Deixe reduzir um pouco e adicione o caldo de frango. Reduza, adicione as cerejas. Aumente o fogo, deixe ferver. Tire do fogo, adicione a manteiga e incorpore. Sirva.

Essa cerveja tem um bom jogo entre doce aeazedo, porém a acidez predomina no final com o sabor da cereja sobressaindo. A harmonização acontece por semelhança e contraste, o adocicado do molho e da carne anuará um pouco a acidez excessiva da cerveja, enquanto que esta, ainda será suficiente para quebrar um pouco a gordura do magret, resultando em uma das harmonizações mais surpreendentes que já fiz.



Saúde!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário