segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Detoni Pirate Porter com Carne de Sol Assada



Essa cerveja foi feita pelo confrade Osni no quintal de sua casa em São Bernardo do Campo. Recentemente ao passar por lá com outro cervejeiro caseiro para buscar um equipamento, fui gentilmente presenteado com duas Detonis, a Porter em questão e uma IPA, a Quaz-6Tee Minutes (uma paródia da 60 Minutes da Dogfish Head). Para melhor degustá-la, elaborei um prato para ela.

Quaz-6Tee Minutes

A carne de sol é um produto que surgiu na região nordeste do País. Muitos pensam que a carne de sol, a carne seca ou jabá, e o charque são a mesma coisa. Na verdade não são.

A Carne de Sol é mais rústica, leva menos sal e é seca exposta ao sol e ao vento. É uma cura mais suave e por isso sua preservação é mais curta.

O Jabá ou Carne Seca tem a salga mais forte e é seca em estufas.

O Charque é um processo mais complexo, pode conter até adição de produtos químicos e é mais industrializado, mais padronizado, deixa de lado um pouco o apelo artesanal.
Para homenagear o estilo Porter, um estilo que surgiu na Inglaterra e era o preferido das classes mais populares, pensei em servir a carne de sol em finas fatias, como se fosse para petiscar. Caramelizei algumas cebolas e servi junto, realçando ainda mais os sabores tostados da harmonização. Para melhorar ainda mais guarneci com um pirão de queijo.

Carne de Sol:

•    600 gramas de Coxão Mole de Carne de Sol em peça
•    Leite Integral q.b
•    2 colheres de sopa de Manteiga de Garrafa
•    2 Cebolas Roxas em Fatias
•    Pitada de Açúcar
•    Punhado de Salsa Picada

Em um recipiente, cubra a carne com o leite e deixe pelo menos 15 horas em temperatura ambiente, ou duas horas na geladeira. Retire e seque bem com papel toalha. Pré aqueça o forno a 200 graus. Esquente metade da manteiga de garrafa em uma frigideira em fogo alto. Sele a carne em todos os lados (aproximadamente 1 minuto por lado), retire e passe para o forno por mais 20 minutos. Enquanto isso, na mesma frigideira refogue as cebolas por um tempo e salpique o açúcar por cima para ajudar a caramelização. Reserve. Retire a carne e deixe descansar por 10 minutos. Fatie e sirva.

Com 5,6% de Abv, corpo médio e intensidade dos maltes torrados mão muito forte, essa Porter acompanhou muito bem o prato. Vale lembrar que é sempre arriscado harmonizarmos cervejas que nunca bebemos antes, pois por mais que saibamos o estilo, existe muita diferença entre uma Porter e outra por exemplo. Essa é uma das belezas do mundo cervejeiro!

Parabéns Osni, ficou uma bela cerveja! E muito obrigado por me deixar provar!



Grande abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário