quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Urthel Saisonniere com Bife de Chorizo (Garrett Oliver Suggestion)



A Urthel é uma cervejaria Holandesa recentemente  estabelecida em 2000, com proposta de ter poucos produtos mas todos com muita qualidade e personalidade. A razão do termo “saisonniere” é que esse estilo de cervejas, Saison, era consumido pelos trabalhadores migrantes que vinham as fazendas para ajudar na colheita. A origem está ligada a cervejarias que ficavam em fazendas, por isso em alguns lugares ainda são chamadas de farmhouse-ales.

A Saison da Urthel foi campeã em 2010 na categoria Europe´s Best Seasonal Pale Ale do renomado concurso World Beer Awards. Realmente é uma cerveja maravilhosa, refermentada na garrafa. O curioso nesta cerveja, é que ao servir, devemos fazer como nas cervejas de trigo, onde misturamos a levedura ao líquido. (É o que está escrito no site da cervejaria)

Para harmonizar escolhi o belo corte Argentino do meio do contra-filé. Deve fazê-lo perfeitamente grelhado, como já ensinei a fazer nesse post. Para acompanhar escolhi uma receita que adoro, as cenouras glaçadas, uma guarnição simples e deliciosa que pode acompanhar vários pratos, uma receita bem legal de se aprender.



Cenouras Glaçadas:

•    2 cenouras
•    50 gramas de manteiga sem sal
•    30 ml de mel de abelhas
•    20 gramas de açúcar refinado
•    Água morna q.b
•    Salsinha picada
•    Sal e pimenta a gosto

Lave e limpe as cenouras. Corte-as em rodelas de mais ou menos 3 a 5mm. Aqueça menos da metade da manteiga em uma panela pequena e refogue as cebolas por mais ou menos 2 a 3 minutos. Cubra a cenoura com a água e junte o açúcar e o mel. Corte o restante da manteiga em cubos e coloque sobre a cenoura. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo até que a cenoura esteja cozida. Retire a tampa e deixe o líquido reduzir até quase secar. Caso seja necessário retire as cenouras da panela nessa etapa, para que elas não amoleçam demais. Tire do fogo e salpique a salsinha.

“Se eu fosse forçado a escolher um estilo de cervejas para beber com qualquer refeição, seria as Saisons. Extremamente versáteis, parece combinar com tudo. A combinação do amargor, carbonatação lavadora, buquê aromático, condimentos, notas de pimenta e acidez cortante fornecem a essas cervejas uma gama de sabores para receber bem uma variedade enorme de pratos. Eu amo colocar azeite de oliva, pimenta ralada na hora e sal grosso nos meus bifes e então grelha-los ao ponto para mal passado. Saison tem o amargor para cortar a gordura e o sal, alta carbonatação para elimina-los da boca, notas  condimentadas vão combinar com a pimenta, as frutadas vão se ligar nos sucos da carne e a cerveja irá elevar os sabores essenciais da carne. Não é apenas uma combinação, é um ardente abraço” – Garrett Oliver

Nada a acrescentar da minha parte. Hoje eu abri espaço para o mestre falar.

This is medium-rare.


Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário