segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Wals/Dum Petroleum com Brownie de Castanha do Pará


Mais uma harmonização de stout com sobremesas a base de chocolate.

A Petroleum é uma Imperial Stout com receita elaborada pelos amigos e cervejeiros caseiros Murilo Foltran e Luis Felipe que juntos, fundadores da Dum Cervejaria. Desde o ano passado, quando ela foi produzida pela primeira vez, causa rebuliço entre os amantes da cerveja tamanha a complexidade e beleza que apresenta. O nome deve-se ao  fato do líquido realmente lembrar Petróleo, por ser bem escuro e viscoso.

Por ser produzida em pequenas quantidades, muitos não tiveram a chance de prová-la. A microcervejaria mineira WALS, mais uma vez um passo a frente, fechou uma parceria com a DUM com o intuito de levar a Petroleum para novos patamares em termos de produção. A parceria foi um sucesso e hoje a cerveja pode ser encontrada em qualquer casa especializada em cervejas.



Espero de coração que essa tenha sido a primeira de muitas parcerias desse tipo, pois existem inúmeras cervejas caseiras de extrema qualidade que merecem chegar ao mercado e ser degustadas por todos nós.

Para harmonizar com essa cerveja que com certeza entrou para a história, nada melhor que uma sobremesa clássica americana, o Brownie. Para dar um toque mais brasileiro, substitui as tradicionais pecãs pela agora chamada Castanha-do-Brasil, antiga castanha do Pará.

Brownie de Castanha do Pará:

•    250 gramas de chocolate meio-amargo
•    140 gramas de manteiga sem sal
•    4 ovos tipo extra
•    300 gramas de açúcar refinado
•    1 pitada de sal
•    120 gramas de farinha de trigo peneirada
•    200 gramas de castanha do brasil picadas
•    Papel manteiga

Unte uma forma retangular não muito grande e forre com papel manteiga. Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria (não deixe o fundo da travessa encostar na água). Na batedeira, bata os ovos e acrescente o açúcar aos poucos até obter um creme branco e homogêneo.  Misture o creme delicadamente ao chocolate. Adicione a farinha e o sal e misture. Adicione as castanhas picadas. Despeje na forma e asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 20 minutos. Sirva com sorvete de creme.

O Brownie é uma sobremesa bem rica, que leva chocolate, manteiga e ovos, perfeita para fazer frente ao corpo e aos 12%ABV da cerveja. A castanha do Pará adiciona textura e sabor ao conjunto. O amargor proveniente dos maltes torrados é suficiente para fazer um belo equilíbrio e deixar o paladar pronto para receber o novo pedaço.



Parabéns a WALS e a DUM pela iniciativa!

Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário