segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Brooklyn Sorachi Ace com Omelete de Queijo de Cabra e Maçã



Essa realmente é uma harmonização fantástica. Jamais teria pensado nisso, por isso vou abrir o jogo. Encontrei a receita desta Omelete no site da Brooklyn Brewery, a autoria é do próprio Garrett Oliver, mestre-cervejeiro da Brooklyn.

Após tomar a cerveja, cheguei a conclusão que Garrett quando fez esta omelete, pensou cada ingrediente para combinar com a cerveja. O resultado é simplesmente fantástico.

A Sorachi Ace é uma cerveja do estilo Saison. Sua peculiaridade está no fato dela ser “single-hopped”, ou seja, levar apenas um tipo de lúpulo na receita, que é justamente o japônes Sorachi. Sua origem está no cruzamento dos nobres lúpulos Brewer´s Gold e Saaz, o que conferiu a ele notas distintas, como, capim limão, casca de limão, alguns dizem até que ele possui algo amadeirado. Ainda é um lúpulo que precisa ser explorado.

 Basicamente o que farei aqui é traduzir a receita da omelete do Garrett.

Omelete:

•    3 colheres sopa de manteiga
•    ½ maçã verde descascada e cortada em fatias de 0,6 mm
•    Pitada de açúcar
•    3 fatias de queijo de cabra fresco com 1,5 cm de espessura
•    2 ovos tipo extra
•    1 colher sopa de leite
•    Pimenta preta ralada na hora

Derreta metade da manteiga em uma frigideira pequena. Adicione a maça e cozinhe até começar a dourar, adicione o açúcar. Cozinhe até a maça ficar bem dourada. Tire do fogo e reserve. Bata os ovos com o leite até ficar uniforme. Não bata em excesso. Aqueça o resto da manteiga numa frigideira em fogo alto. Quando a manteiga espumar, adicione os ovos e abaixe o fogo para médio-baixo. Arrume o queijo de cabra em metade da omelete, cubra o queijo com a maçã. Dobre a outra metade por cima, desligue o fogo e deixe por um minuto. Passe para um prato e rale a pimenta por cima a gosto. Sirva imediatamente.

Garrett sugere ou a Sorachi Ace ou uma boa Witbier para acompanhar.

A Sorachi Ace possui amargor suficiente para lidar com a gordura dos ovos. A pimenta preta está presente na cerveja, e é uma nota que acaba se destacando na refeição. As maçãs são realçadas pela citricidade presente na cerveja e o queijo de cabra combina muito bem com todo o conjunto.

É isso aí, essa receita ficou tão boa que será harmonizada novamente com uma bela Hoegardeen.



Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário