segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Eggenberg Samichlaus


A Lager mais alcoólica do mundo.

Esse post é uma homenagem para uma das cervejas que eu mais aprecio e que já me proporcionou momentos únicos.

Sua história começa na cervejaria Suiça Hurlimann, fundada em 1836 na cidade de Zurich. Albert Hurlimann era um cientista, pesquisador e o mais importante para o mundo cervejeiro, um verdadeiro especialista em leveduras. A cervejaria começa a se destacar quando Albert descobre uma cepa de levedura de baixa fermentação com uma resistência ao álcool bem superior as outras conhecidas até então. A levedura foi logo apelidada de Hurlimann e ela possibilitou a brassagem de cervejas potentes, incluindo a Samichlaus, feita pela primeira vez em 1979, com 14%ABV. Por um tempo ela foi a cerveja mais forte do mundo e a cervejaria Hurlimann dedicou 20 anos de trabalho intenso para aperfeiçoar essa poderosa doppelbock.

Hurlimann comercializou sua levedura com outras cervejarias, contribuindo assim para a evolução e inovação de outras cervejas.

Albert morreu em 1934, mas a Samichlaus continuou a ser produzida anualmente até 1997, quando a cervejaria fechou suas portas, após passar por cinco gerações da familía. Felizmente em 2000 os cervejeiros que comandavam a produção da Samichlaus uniram forças com a bela cervejaria Austríaca Eggenberg para continuar a produção da cerveja, que voltou a ser produzida.

Samichlaus significa Santa Claus (papai noel) e é feita uma vez por ano na data 6 de Dezembro, dia de São Nicolau. A cerveja descansa um ano inteiro para ir pro mercado na mesma data do ano seguinte com seus espetaculares 14% ABV e ser apreciada durante o intenso inverno natalino.

Ela apresenta uma linda coloração vermelho rubi, tem um aroma complexo com notas de malte muito intensas, o álcool também aparece e lembra vinho do porto. O sabor é mais adocicado, como mel ou caramelo e seu corpo é licoroso. Harmoniza perfeitamente com queijos azuis, como gorgonzola, stilton ou roquefort. Outra opção é optar por sobremesas como ricos sorvetes de creme, creme brûlée ou doces a base de chocolate. Curta ela como se fosse um belo licor, um vinho do porto ou um single malt, mas claro que nenhum deles se assemelham a Samichlaus.


Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário