segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Harmonizações Nacionais (Bierland Vienna)




Bierland Vienna com Bauru do Ponto Chic

Esse sanduba com certeza é um marco da gastronomia paulista. Merecia de qualquer forma entrar na série Harmonizações Nacionais, mesmo porque sanduíche e cerveja tem tudo a ver!

Para escoltá-lo, escolhi a Bierland Vienna, uma das cervejas nacionais mais comentadas de 2011, medalhista em muitas competições.

O Bauru nasceu no Ponto Chic. A história desse lanche é engraçada. Ele não foi uma criação dos proprietários ou funcionários da casa e sim de um cliente.




Casimiro Pinto Neto era conhecido na capital como Bauru devido sua cidade de nascimento. Criou a iguaria em 1973. Sempre que chegava ao local, ditava ao chapeiro como montar seu lanche. Certo dia, um amigo pediu para experimentar e gostou. O lanche então ganhou fama, e todos que o queriam, pediam ao chapeiro: “Me faz aquele lanche do Bauru”. Assim ficou.

O segredo desse lanche é o queijo e o rosbife. O rosbife é feito com a carne do lagarto. Você pode prepará-lo bem  antes, na realidade é até melhor.

Bauro do Ponto Chic:

•    1 Kg de lagarto
•    Sal e Pimenta a gosto
•    Azeite

Pré aqueça o forno a 200 graus. Tempere o largarto com sal e pimenta. Sele numa frigideira com o azeite bem quente. Um minuto de cada lado é suficiente. Passe para o forno e asse mais ou menos de 25 a 30 minutos. O ideal é ficar rosado no centro. Retire e deixe descansar. Quando esfriar, fatie-o  mais finamente que conseguir, mas o principal é tirar fatias inteiras.

•    12 fatias de queijo gouda
•    12 fatias de queijo prato
•    12 fatias de queijo suíço
•    200 ml de água
•    75 gramas de manteiga
•    12 rodelas de tomate
•    12 rodelinhas de pepininhos em conserva
•    Orégano q.b
•    4 Pães Franceses

Leve á água com a manteiga a uma assadeira não muito grande. Leve ao fogo baixo e espere até que a manteiga derreta (mantenha numa boa temperatura, mas sem deixar ferver). Abra os pães franceses e retire o miolo da parte de cima. Coloque três fatias de cada queijo na água e trabalhe elas até derreter completamente e formar um tipo de creme de queijo. Na parte de baixo do pão, coloque 4 a 5 fatias de rosbife, 3 rodelas de tomate, salpique orégano, 3 rodelas de pepino. No lugar do miolo da parte de cima do pão, coloque o “queijo”. Feche e sirva!

É uma delícia realmente, uma grande invenção!

Essa harmonização é mais uma daquelas para quebrar tabus. Sanduíches são muito versáteis, você pode colocar qualquer recheio, mas nem sempre a melhor cerveja para acompanhar é uma American Lager. Na realidade, quase nunca é, visto que sanduíches geralmente possuem certa intensidade e requerem algo com mais personalidade para equilibrar os sabores. A harmonização irá sempre depender dos recheios. Uma Vienna Lager acompanha lanches com rosbife, uma Bock combina com um sanduba de Pernil e  uma Irish Red com carne louca são belos exemplos.



Saúde e viva a noite Paulista!

2 comentários:

  1. João,vc podia fazer videos ensinando as receitas,ia ficar bem legal,abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá confrade, blz?

      Realmente é uma excelente idéia, vou pensar em algo do tipo em breve.

      grande abraço

      João Amstalden

      Excluir