segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Nunes & Levy Forébis IPA com Cheats Pizza


Essa receita é uma carta na manga. Fazê-la é muito fácil, delicioso e uma aventura. Aprendi num vídeo do chef Jamie Oliver.

Cheat quer dizer truque ou trapaça, em razão de ser uma pizza que você faz todo o processo (incluindo a massa) em 20 minutos.
Ela na frigideira ainda.

Indispensável para isso é ter uma frigideira grande que possa ir ao forno.

A harmonização vai depender do sabor da pizza. Fica a seu critério utilizar o sabor que você mais gosta e escolher o estilo de cerveja mais adequado.

Essa cerveja é uma India Pale Ale sensacional. Mais uma bela cerveja que sai das mãos e panelas dos cervejeiros caseiros Eduardo Nunes e Juliana Levy.

Massa:

•    1 xícara grande de farinha com fermento (mais ou menos 275 gramas)
•    ½ xícara de água morna (138ml)
•    2 colheres sopa de azeite
•    Pitada de sal

Em um processador coloque toda a farinha, o sal, metade da água e o azeite. Processe até começar a tomar forma e então junte o resto da água. Se necessário adicione mais farinha até que forme uma bola. Ela fica um pouco grudenta nas mãos e elástica, esse é o ponto ideal. Coloque a massa em uma superfície enfarinhada.



Molho: (suficiente para duas ou três pizzas)
•    1 lata de tomates pelados
•    2 ou 3 ramos de manjericão
•    Sal a gosto
•    Pitada de aceto balsâmico ou vinagre de vinho tinto

Juntar tudo no liquidificador e processar por alguns segundos até ficar homogêneo.
Pré aqueça o forno a 250 graus. Coloque a frigideira em fogo baixo. Abra a massa até que fique um pouco maior que o diâmetro da frigideira. Despeje um pouco de azeite na frigideira. Coloque a massa na frigideira e acerte ela em todos os lados com as mãos inclusive nas bordas da frigideira. Espalhe o molho em cima da massa, o quanto desejar. Agora comece a colocar o seu sabor. Quando ela estiver tostadinha em baixo, transfira-a para o forno até que o queijo derreta e adquira uma bela cor.
Eu fui de mozzarela, salaminhos, sementes de erva-doce, parmesão ralado e puxei bastante no manjericão.

O motivo de puxar no manjericão foi porque os lúpulos americanos combinam muito bem com ervas frescas e suaves. Os queijos e o salame contribuem com gordura e intensidade para que a pizza faça frente com essa bela India Pale Ale de amargor assertivo.



Saúde!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário