quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Harmonizações Nacionais (Mestre das Poções Rubor da Menina)



Esse prato vem direto de Pernambuco e reúne muitos ingredientes típicos do Nordeste, para harmonizar escolhi uma cerveja do Mestre das Poções, uma cervejaria caseira com uma história bem interessante.

Na Mestre das Poções não existe mestre-cervejeiro e sim Mestre Alquimista. Lá eles fazem as cervejas respeitando eventos astronômicos, acreditando que com isso as suas cervejas ou poções tragam efeitos extra-sensoriais. A Rubor da Menina, por exemplo, é uma Irish Red Ale que só pode ser produzida sob a Lua Minguante. Por isso as tiragens são limitadas, sendo produzidas entre 100 e 200 garrafas por zodíaco (cada garrafa é numerada). O site deles é muito bacana e contém mais informações sobre a cervejaria.




O arrumadinho é um prato que reúne o feijão de corda ou fradinho, a carne seca e a farinha de mandioca, todos muito presentes na refeição do dia a dia dos nordestinos.  O nome se dá ao fato de ser um dos poucos pratos do Brasil a ser servido empratado, ou seja, “arrumadinho” no prato.

Arrumadinho:

•    600 gramas de carne seca
•     4 colheres (sopa) ou 60 ml de manteiga de garrafa
•    400 gramas de feijão de corda
•    100 gramas de farinha de mandioca
•    ½ cebola pequena picada
•    Coentro a gosto picado

Na noite anterior cubra a carne-seca com água e troque pelo menos duas vezes. Cubra o feijão com água. Experimente a água da última dessalga, se ainda estiver muito salgada, ferva a carne seca uma vez. Coloque a carne numa panela de pressão e cozinhe por 20 minutos após abrir fervura. Retire toda a pressão da panela e abra (muito cuidado). Reserve á água e a carne. Cozinhe o feijão até ficar al dente com a água de cozimento da carne, se precisar acerte o sal, escorra e reserve. Aqueça 30 ml da manteiga e junte a farinha. Cozinhe em fogo baixo até dourar (é rápido), acerte o sal e reserve.  Corte a carne-seca em cubos uniformes e refogue junto com a cebola no restante da manteiga de garrafa. Retire do fogo, adicione o coentro e monte o prato.

Sirva com arroz e vinagrete.

Esse prato é muito gostoso, uma comida reconfortante. 


A Poção Rubor da Menina tem maltes e doçura suficientes para equilibrar o salgado da carne e valorizar o prato. As notas tostadas presentes em ambos os elementos combinam-se na boca e realçam os outros sabores.

Viva nossa gastronomia!



Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário