terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Backer 3 Lobos Bravo com Alfajor de Doce de Leite



Desde que visitei a Argentina no meio do ano, fiquei tentado a reproduzir o doce mais consumido por lá, o Alfajor.

Por isso você deve saber que existem inúmeras marcas de alfajores argentinos. O mais conhecido pelos brasileiros é o Havanna. Porém lá em Buenos Aires, ele é tido como alfajor de turista. O meu gui recomendou dois outros. O Jorgito e o Cachafaz. Ambos muito bons, e existem várias versões: Chocolate branco, preto, mousse, e o que tomei como predileto e inspirador o Cachafaz Clásico.

Passou um tempo e não encontrei nenhuma receita que me inspirasse confiança. Até que num desse sopros da vida acabei conhecendo uma argentina em um supermercado, que veja só, também era ligada na vida de cozinha. Contei sobre minha vontade  e ela ficou de me mandar um e-mail com uma receita de massa da vó dela. O recheio de doce de leite ela disse que geralmente usa-se um pronto, de preferência argentino. Me contou também que o preparo é o mesmo de uma clássica massa sucrê, mas a diferença é que assamos pouco, pois aqui não queremos que ela fique crocante e sim mais macia.Dica valiosa.

 Para harmonizar fui mais uma vez de Backer Bravo. Essa imperial Porter maturada em barris de carvalho tem uma complexidade sensacional. É a segunda harmonização de sobremesas que faço com ela e acho que não vou parar por aqui. Temos que valorizar o que é nosso e essa é uma bela cerveja.




Alfajor:

•    150 gramas de farinha de trigo
•    170 gramas de fubá de milho
•    ½ colher (café) de fermento
•    12 colher (café) bicarbonato de sódio
•    150 gramas de manteiga
•    100 gramas de açúcar
•    2 gemas
•    ½ colher (café) essência de baunilha
•    2 colheres (sopa) conhaque
•    1 colher (sopa) raspas de limão
•    250 gramas de doce de leite pastoso
•    Q.b açúcar de confeiteiro (para decorar)

Certifique-se de que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente. Misture as farinhas, o fermento e o bicarbonato, reserve. Em outra travessa misture a manteiga e o açucar com um fouet até obter um creme esbranquiçado.  Adicione as gemas uma a uma e incorpore.Junte a essência de baunilha e o conhaque e por último as raspas do limão.  Agora deixe o fouet de lado. Vá adicionando a mistura de farinhas e misturando com as mãos até obter uma massa lisa. Tente trabalhar pouco a massa. Cubra e deixe descansar na geladeira por 30 min. Pré aquwça o forno a 180 graus.  Abra a massa com ajuda de um rolo e de farinha numa espessura de 1 cm. Corte em discos de 5 cm de diâmetro. Asse por 12 minutos. Retire e recheie com doce de leite. Polvilhe o açúcar e pronto. Rende 9 ou 10 alfajores.

Se você me perguntar qual eu escolheria entre esse alfajor e o Cachafaz Clásico. Iria sem pensar no Cachafaz. Mas ele ficou melhor que qualquer outro que comi na Argentina. De qualquer jeito, não é difícil fazer, e o apelo artesanal é o que vale. Ver um diferente do outro, sem padrão, muito bacana. Embalei alguns e dei de presente de natal. Todo mundo adorou.

A cerveja adiciona um novo sabor ao alfajor, que vem dos maltes torrados. É mais ou menos como ter café, chocolate e doce de leite ao mesmo tempo. A essência de baunilha e a casca de limão também são realçadas de maneira bem legal.


Ainda bem que só tinha uma Backer...
 
Grande abraço, feliz natal e excelente ano novo a todos!

2 comentários: