segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Buller´s Queen Beer com Risoto de Parmesão




Quando visitei a Buller´s Brewing Company em Buenos Aires, tive muita sorte de poder comprar uma cerveja comemorativa dos 12 anos do BrewPub de produção limitada e trazer para o Brasil. Aquele dia foi um dos mais legais na terra dos hermanos e a India Pale Ale que tomei na Buller´s, no dia da bandeira, em frente ao cemitério onde esta sepultada Evita Perón teve um sentimento especial e com certeza foi a melhor cerveja que tomei por lá.

Em virtude disso, harmonizei essa cerveja comemorativa para prestar uma espécie de homenagem e agradecimento. Essa QueenBeer é uma breja bem interessante. Ele passa um tempo de maturação em carvalho francês, o que adiciona complexidade, leva mel na composição. Cervejas claras, com alto teor alcoólico e caráter mais adocicado tendem a harmonizar bem por contraste com queijos duros e salgados como grana padano ou parmesão. Cheguei assim ao risoto de parmesão.

Serial Number: 304


Risoto de Parmesão:

•    1 cebola picada
•    30 gramas de manteiga
•    300 gramas de arroz arbório ou carnaroli
•    100 ml de vinho branco seco
•    1 litro de caldo de legumes ou galinha quente
•    Sal e pimenta do reino
•    50 gramas de manteiga gelada
•    150 gramas de parmesão de boa qualidade ralado
•    Lascas finas de parmesão para decorar

Sue a cebola na manteiga (30 gramas), em fogo médio a baixo, até que fique macia e translúcida em aproximadamente 6 a 8 minutos. Aumente o fogo e adicione o arroz e misture bem para revestí-lo com a manteiga. Cozinhe, mexendo constantemente, até sentir um aroma tostado, em cerca de um minuto. Adicione o vinho e cozinhe até que ele evapore. Tempere com pimenta. Agora adicione o caldo pouco a pouco (duas conchas por vez) só fazendo a próxima adição quando o arroz tiver absorvido o líquido. Faça isso até o arroz ficar al dente. Retire do fogo. Adicione a manteiga gelada e o parmesão ralado e misture. Acerte o sal e pimenta se necessário. O prato deve ficar cremoso. Quando servimos o risoto ele deve espalhar pelo prato como uma onda, essa é a textura ideal de um bom risoto.

A Harmonização aqui é por contraste. O clássico doce e alcoólico realçã e equilibra o salgado e gorduroso. É perfeito e delicioso!

Essa janta com breja comemorativa foi para agradecer pelo ano que passou e desejar um excelente ano novo para todos nós! Estreando 2013 da maneira certa!







Hasta La Vista!

4 comentários:

  1. João, por que a manteiga deve ser gelada?
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pimentel, blz?
      A manteiga deve estar gelada para que quando adicionada ao risoto quente, ela se incorpore lentamente ao preparo, deixando tudo homogêneo, brilhante, cremoso e com a textura ideal. Isso também é essencial para finalizar qualquer molho com manteiga.

      Se você adicionar a manteiga em temperatura ambiente, o que acontece é que ela derrete rapidamente e se separa do conjunto, você consegue claramente ver duas coisas no prato, o risoto e uma gordura que não conseguiu se misturar adequadamente. A textura e o sabor são completamentes prejudicados.

      Excelente pergunta!

      abração

      Excluir
  2. Valeu!
    A propósito, testei a sua receita do risoto e ficou muito bom mesmo.
    Acabei não harmonizando com cerveja, mas estava com uma 3 Lobos Pele Vermelha IPA na geladeira. Acho que teria funcionado.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Pimentel! Fico feliz que tenha aprovado. Risoto é aquela coisa, cada um tem suas manhas.

      A IPA não ía contribuir muito nos sabores não, ela apenas ajudaria a cortar a gordura do prato devido a seu alto amargor.

      abraços

      Excluir