segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Gouden Carolus Cuveé van de Keizer Rood com Spaghetti Alla Vongole



Essa foi uma refeição memorável. Reuniu um grande clássico Italiano com uma das melhores cervejas que degustei na vida.

Het Anker é a cervejaria responsável por produzir essa beleza, fundada a mais de 600 anos em Mechelen, Bélgica. Gouden Carolus (Charles Dourado) refere-se a uma moeda dourada onde a face do Imperador Charles V (nativo de Mechelen) está impressa. A Cuveé van de Keizer é uma cerveja feita todo ano no dia 24 de fevereiro, justamente para comemorar o aniversário do imperador. É uma strong golden ale com 10%abv, que tem três ervas adicionadas a sua receita, o que confere muita complexidade e sabores condimentados a ela.

O Vôngole é um alimento incrível. É barato, delicioso e faz um enorme bem a saúde. Adapta-se a vários tipos de receita, incluindo algumas de cunho nacional (na Bahia ele é conhecido como sururu). O seu cozimento é rápido e todo o trabalho que temos está no processo de limpeza dele. Com certeza o Spaghetti Alla Vongole é o prato mais famoso com esse molusco, sua origem é Veneza, mas é tão delicioso que logo se tornou popular por toda Itália.


Spaghetti Alla Vôngole:

•    1 kg de vongoles na casca
•    Punhado de Salsinha fresca
•    5 dentes de alho
•    250 ml de vinho branco seco
•    400 g de spaghetti seco
•    Sal e pimenta do reino
•    10 colheres sopa de Azeite extra virgem

Cubra os vongoles com dois litros de água e uma colher (sopa) e meia de sal por 20 minutos. Escorra e esfregue bem as conchas com uma escova em água corrente, se tiver algum aberto, de um tapa, se ele não fechar imediatamente, descarte. Coloque 4 litros de água para ferver com 3 colheres sopa de sal. Enquanto isso, pique os talos da salsinha bem fininhos, as folhas grosseiramente e os dentes de alho em fatias finas. Aqueça uma frigideira ou panela grande, adicione o macarrão a panela com água fervendo e cozinhe segundo a recomendação da embalagem até ficar al dente. Coloque o azeite na frigideira e refogue os talos da salsinha e o alho, no momento que o alho começar a mudar de cor, adicione os vongoles, mexa um pouco e adicione o vinho e mexa mais um pouco. Tampe e deixe cozinhar, em uns 5 minutos os vongoles começarão a abrir, então vá sempre mexendo até que todos abram. Os que não abrirem, descarte. Escorra o macarrão e adicione a frigideira, mexa muito bem agora e adicione a salsinha, acerte o sal se necessário. Deixe apurar por dois minutos, transfira para uma travessa, regue um pouco de azeite e sirva.

Nenhum italiano em sã consciência comeria esse prato sem alguns pãozinhos para molhar em todo esse caldo!

Embora pensemos em frutos do mar como algo leve, este prato é robusto e intenso no paladar. O molho natural que resulta da mistura de azeite, o caldo dos vongoles e o vinho é o responsável por isso. O gosto do alho também fica persistente na boca e a cerveja cumpre o papel ao retirar ele do caminho para deixar o molho e os vongoles brilharem novamente.

É espetacular, tipo de receita que você fará de novo e cada vez melhor!


Abraços a todos!

2 comentários:

  1. Sensacional! Aliás, as cervejas dessa Cervejaria são mais do que especiais. Estou com ela fechada em casa, só aguardando o melhor momento, mas agora lendo seu post, acho que terei o melhor momento no próximo final de semana. Abraços, Claudio.

    ResponderExcluir
  2. Claudio, com certeza não irá se arrepender e vai valorizar muito sua cerveja e o momento!!!

    grande abraço

    ResponderExcluir