segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Bierland Bock com Tarte Tatin de Beterraba



Ultimamente venho pesquisando e explorando algumas opções vegetarianas de refeições. É incrível como quando tiramos carne do cardápio, fica complicado de bolar um prato. O motivo dessa pesquisa não é reduzir o meu consumo de carne, longe disso, sou carnívoro sangue nos olhos mesmo. A verdade é que acredito profundamente que os vegetais tem muito sabor quando preparados da maneira correta. Quero simplesmente valorizá-los. Adoro beterraba, cenoura, cebola, brócolis, batatas e por aí afora.

Essa receita faz uma brincadeira com uma clássica torta doce que geralmente é feita com maçãs. Foi criada sem querer pelas irmãs Tatin e daí o seu nome. Aqui utilizei beterrabas  ao invés da fruta da branca de neve, criando uma versão salgada. Sirva como entrada ou prato principal. É deliciosa e realmente não se sente falta de carne na refeição.
Para harmonizar escolhi uma cerveja Bock da Bierland, cervejaria Catarinense que vem se destacando cada vez mais no cenário nacional.



Tarte Tatin de Beterraba

Serve 4

•    1 colher (sopa) azeite de oliva
•    25 gramas de manteiga
•    500 gramas de beterraba descascada cortadas de forma que todas tenham um lado redondo (tente deixar igual a metade de uma bola de golfe)
•    1 colher (sopa) açúcar mascavo
•    1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco ou maçã
•    Sal e Pimenta do Reino ralada na hora
•    1 rolo de 400 gramas de massa folhada

Vinagrete de Mostarda:

•    1 colher (chá) de mostarda comum
•    1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
•    1 a 2 colheres (sopa) de água
•    3 colheres (sopa) de azeite de oliva
•    1 colher (sopa) de salsa picadinha
•    Sal e pimenta do reino

Pré-aqueça o forno a 190 graus. Aqueça o azeite e a manteiga numa frigideira grande o suficiente para acomodar as beterrabas confortavelmente. Adicione as beterrabas e mexa para misturá-las a gordura, adicione o açúcar e o vinagre, tempere com o sal e a pimenta. Ajuste o vinagre e o açúcar se necessário. Ajeite elas com o lado redondo para baixo, e cubra a frigideira com papel alumínio, leve ao forno por 30 a 40 minutos ou até a beterraba ficar macia. Enquanto isso abra a massa folhada num diâmetro um pouco maior que o da frigideira utilizada e com 3 a 5 mm de espessura com o auxilio de um rolo e farinha de trigo, reserve.  Quando as beterrabas chegarem ao ponto, certifique de que elas estão juntas e com o lado redondo para baixo. Com cuidado, cubra as beterrabas com a massa e “aconchegue’ o excesso de massa dentro da frigideira, mas sem exagerar (esse prato fica com uma aparência bem rústica). Volte ao forno por mais 20 a 25 minutos, até que a massa tenha dourado e crescido.

Para o vinagrete misture vigorosamente todos os ingredientes e corrija o tempero. Tire a torta do forno, mexa a frigideira e veja se ela está solta, se não estiver, chacoalhe ela com cuidado para soltar e se necessário use uma espátula. Vire sobre uma travessa e sirva com o vinagrete.

É tão delicioso que só de escrever a receita dá água na boca.

Harmonização por semelhança. Até a cor de ambos é parecido. Sabores adocicados, tostados e levemente frutados. Delícia.



Saúde!

4 comentários:

  1. Muito bom! Gosto de vegetais (mas sem dúvidas prefiro proteína de origem animal!) e no meu ranking, a beterraba está(va) em último lugar. Vou reconsiderar esta posição deps que lí esse post!
    Já a Bock da Bierland conheci quando visitei Blumenau anos atrás.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Tiago, blz??? Cara a beterraba é sensacional e muito versátil. Ela tem um dulçor único. Gosto dela de muitas maneiras, em fatias finíssimas fica ótima como aperitivo ou em saladas. Assadas elas mostram o auge do seu dulçor. Carameladas na panela com base de manteiga e finalizada com mel é estupendo e acho que jeito mais clássico de preparar. Você também pode apenas cozinhar em água e transforma-las num excelente purê de guarnição.

      A Bierland não tem nem o que falar né. Sensacional.

      Abração

      Excluir
  2. João, que receita boa! Obrigada pelos votos de feliz aniversário no site do Chef Orlando Baumel. Não consegui agradecer lá, por isso vim aqui :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Fal, hahahaha, que honra ter você aqui. Muito Obrigado.

      Adoro seus textos, faz tempo que não leio um inclusive (o tempo tá escasso). To precisando dar umas checadas lá no OBA.

      Essa receita é muito bacana mesmo.

      Bjos
      João Amstalden

      Excluir