quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Straffe Hendrik Tripel com Navarin de Cordeiro



Navarin de Cordeiro é um prato francês  muito apreciado na Europa. Comida de família com diversas receitas. Trata-se de um cozido de cordeiro, cujo objetivo é obter com uma carne desmanchando e um molho encorpado e suculento. Para isso geralmente utilizamos carnes mais duras, com bastante tecido conjuntivo que irá se desfazer durante o processo de cozimento.

Para harmonizar escolhi uma cerveja Belga do estilo Tripel,  originário do mosteiro de Westmalle . A cerveja Westmalle tripel ainda é considerada por muitos (inclusive este escriba) como a mãe de todas as tripels. Há controvérsias quanto a origem do nome tripel, alguns dizem que referir-se ao total de malte com açucares fermentáveis e a gravidade original (OG) do mosto antes da fermentação. Outra teoria segue uma tradição medieval onde cruzes eram usadas para marcar os barris: Uma cruz para a cerveja mais fraca, duas para a média e três para a mais forte. Três cruzes seria então sinônimo de tripel.

De qualquer jeito uma tripel cai como uma luva para esse prato. Forte, encorpada, complexa mas ao mesmo tempo perigosamente refrescante. E isso é o que nos dá a Straffe Tripel, feita em uma cervejaria com tradição que remonta ao séc XIV, quando era conhecida como The Halve Moon (meia-lua).

Belo rótulo.


Navarin de Cordeiro:

•    1,5 kg de Paleta de Cordeiro com o osso
•    250ml de vinho branco seco
•    Sal e pimenta a gosto
•    100 gramas de farinha de trigo
•    80 ml de óleo
•    2 dentes de alho amassados
•    500 ml de água
•    1 cenoura cortada em 4 partes
•    1 batata cortada em 6 partes
•    1 cebola cortada em 4 partes
•    1 tomate cortado em 4 partes
•    1 folha de louro, talos de salsa e ramos de tomilho

De véspera, desosse a carne, corte em cubos médios e reserve os ossos (peça para o açougueiro fazer isso). Em um saco disponha a carne, cubra com vinho e adicione pimenta e um pouco de sal. Retire a carne da marinada e reserve o liquido.  Coloque a carne numa peneira para escorrer um pouco. Passe na farinha de trigo e retire bem o excesso. Em uma panela coloque o óleo e doure a carne de todos os lados em fogo médio-alto (se necessário faça em duas porções). Pré aqueça o forno a 160 graus.  Adicione os ossos reservados, a marinada, adicione água apenas até igualar a carne. Adicione os outros ingredientes. Espere ferver, tampe, desligue o fogo e leve ao forno por mais ou menos 1h e 45 minutos, ou até a carne estar macia(retire os legumes quando der uma hora de forno). Coe o caldo e coloque em um liquidificador. Adicione um pedaço da cenoura e um do tomate e bata. Coe novamente e volte para a panela junto com a carne e os legumes. Sirva acompanhado de arroz branco e pão.

O destaque dessa refeição fica no sabor dos condimentos e das ervas que se entrelaçam por estarem presentes na cerveja e no prato. Com isso os outros sabores conseguem acabam sendo realçados e adicionam ainda mais beleza a refeição.





Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário