segunda-feira, 22 de abril de 2013

Coletiva de Imprensa Cervejaria Karavelle.


Crédito foto: All Beers


No dia 10 de abril, quarta-feira, aconteceu a coletiva de imprensa da micro Cervejaria Karavelle de Indaiatuba, São Paulo. Seu Jorge, Dinho Diniz e Otávio Veiga, os sócios e representantes da cervejaria receberam os jornalistas em uma bela casa situada no Bairro Jardim América a fim de responder perguntas sobre a proposta, novidades e planos futuros acerca da Empresa.

A conversa foi bem descontraída. Abaixo cito os trechos que mais interessam a nós, adoradores e apreciadores da boa cerveja.

Seu Jorge sobre os planos, conceito e futuro da Cervejaria Karavelle: “Primeiramente conquistar o mercado interno, queremos levar as cervejas para outros estados do país, exportação é algo que ainda não passa na nossa cabeça. Hoje o Brasil conta com uma nova classe social que detém poder de consumo, mas nosso objetivo é chegar num preço onde a cerveja fique acessível a maior parte das classes sociais. Até o fim da década, teremos outro panorama a respeito da cerveja especial/gourmet no país. Acho que todos merecem, assim como eu faço, chegar do trabalho e poder jogar FIFA tomando cerveja Karavelle, ou outra de qualidade, durante a noite toda. Hoje produzimos 100 mil litros/mês de cerveja, queremos baratear a cerveja ampliando essa produção, mas para isso precisamos de mercado e consumidor, queremos conquistá-los através do sabor da nossa cerveja, pois é nisso que acreditamos. Estamos planejando fazer uma cerveja especial para a Rádio 89, pois acreditamos que cerveja e Rock And Roll andam juntos.”

Sócios chegando para coletiva.

Otávio Veiga disse que o projeto teve dois anos de planejamento. O Mestre-Cervejeiro responsável pelas brassagens tem 40 anos de experiência na área e que os ingredientes utilizados são importados, com exceção do malte. 

Segundo Otávio, a Karavelle quer ajudar a difundir a cultura da boa cerveja e crescer junto com todos. Um interessante projeto em andamento é a construção de um Brewpub na Al.Lorena em São Paulo, que vai contar com receitas sazonais, cursos sobre cerveja, pratos harmonizados e também muita música. 

Na ocasião, tive a oportunidade de provar todas as cervejas. Minhas prediletas foram a Red Ale,a única realmente dentro do estilo. O que percebi foi que em todas as cervejas, estavam presentes os aromas e sabores típicos dos estilos, mas com um nível de amargor (baixo) praticamente igual em todas, com exceção da IPA onde é mais pronunciado, mas ainda baixo pro estilo. Concluí que isso é uma tática para tentar conquistar o paladar do brasileiro sem assustar muito, e assim mostrar que existem outros tipos de cerveja.  Quando questionei o Otávio a respeito disso, ele confirmou, e enfatizou que não se envergonha disso, pois é uma questão de tentar mudar aos poucos um paladar que está muito habituado a uma cerveja com amargor nulo.

Keller.

India Pale Ale.

Barba Negra Schwarzbier.
A proposta da Karavelle é interessante, principalmente no que diz respeito a questão de  construir mais um Brewpub numa cidade carente desse tipo de estabelecimento. A Karavelle pode funcionar como um “trampolim” ao consumidor leigo e desempenhar um belo papel na divulgação da cultura dependendo de quanto ela vir a custar. Às vezes o consumidor pode conhecer e se interessar por outros tipos de cerveja com a Karavelle, despertar a curiosidade e abrir a cabeça para esse mundo maravilhoso da cerveja.

É esperar pra ver.

De qualquer maneira, agradeço muito o convite da Cervejaria Karavelle para participar da coletiva, e muito me assustou não haver outro parceiro responsável por algum blog de cerveja presente.


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