segunda-feira, 29 de abril de 2013

Harmonizações Nacionais (Karavelle Barba Negra com Virado a Paulista)




Mais um prato chegando ao Panela! Dessa vez a harmonização tem cara de comidinha caseira, perfeita para quem não troca um bom prato de arroz e feijão por nada.


A Karavelle é uma cervejaria recente de Indaiatuba. O nome é bem bacana, faz analogia a época das grandes navegações, pois eles consideram que os consumidores brasileiros passam por um momento de descoberta das cervejas especiais. A Barba Negra é uma schwarzbier que não sofre filtração. O seu rótulo é bacana, mostra um capitão de um navio pirata, muito bem desenhado. O único vacilo é que no rótulo diz ser uma Stout e no contra-rótulo diz que é uma cerveja de baixa fermentação. Um Paradoxo. 



Esse prato vem da época dos bandeirantes e tropeiros que saíam de São Paulo em direção ao interior e aos estados vizinhos atrás de riquezas. Para resistir as grandes jornadas, levavam alimentos não perecíveis, como feijão, carne-seca, toucinho, a esses alimentos juntavam raízes e grãos, como mandioca e milho, que aprenderam a consumir com os indios. Foi daí que surgiu o virado de feijão. O feijão era cozido com a carne-seca. Em outra panela derretiam a gordura do toucinho e juntavam ao feijão para temperá-lo, depois tudo era misturado com a farinha de mandioca ou de milho. Alguns defendem que do virado de feijão saiu dois pratos muito conhecidos da culinária mineira: O tutu de feijão e o feijão tropeiro.
 
Os  acompanhamentos tradicionais geralmente são linguiça ou bisteca de porco grelhada ou frita, arroz branco e ovo frito. Essa receita já sofreu inúmeras variações, por isso cada um tem a sua maneira de fazer!


Virado à Paulista:


·         300 gramas de feijão carioquinha

·         100 gramas de toucinho em tiras de 1 cm

·         ½ cebola picada

·         Cheiro Verde Picado

·         20 gramas de farinha de milho

·         20 gramas de farinha de mandioca

·         3 dentes de alho

·         2 folhas de louro


Cozinhe o feijão na água em panela de pressão com a pele de toucinho e as folhas de louro. Depois de cozido processe metade do feijão com seu caldo e reserve a outra. Numa panela, coloque o toucinho e leve ao fogo médio para derreter a gordura. Misture as duas farinhas.  Retire o toucinho e reserve. Junte o alho e acebola e refogue na gordura do toucinho até dourar. Acrescente o feijão (inteiro e processado), um pouco do caldo e mexa para cozinhar por alguns minutos. Acrescente as farinhas aos poucos mexendo sempre até formar uma pasta. Acerte o sal. Retire do fogo e adicione o cheiro verde. 


Sirva com linguiça, ovos e arroz branco. 


Não é um prato leve. Por isso uma cerveja escura e com mais corpo é bem vinda. A cerveja tem sabor de torrefação, perfeito para combinar com o prato. O amargor é médio é consegue dar conta da gordura. 




Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário