segunda-feira, 8 de abril de 2013

Harmonizações Nacionais (St Gallen Stout Porter com Barreado)





O prato que faz a festa! Tradicional de Morretes, PR, o barreado tem o dom de reunir amigos em grandes festanças. É o tipo do preparo que dá orgulho de ver depois de pronto, muito gostoso fazer, um verdadeiro ritual devido a seu longo cozimento em fogo brando!


Feito em panela de barro, que é tapada e “barreada” com uma massa de farinha de mandioca para que não escape vapor. As tentativas de preparo na panela de pressão falharam. Tempo e paciência são ingredientes indispensáveis.
 
Sua origem é remota, foi inventado pelos caboclos nas festas do entrudo, que antecediam o carnaval. A ideia do prato era poder festejar em volta dele, pois além de demorar para ficar pronto, ele dura bastante também e garante o alimento durante toda a festa. Em Morretes, o povo local tem orgulho dessa tradição ao dizer: “muitas cidades do Brasil pensam que tem tudo que existe no mundo, mas eles nem imaginam do que se trata um verdadeiro barreado”.



É um prato realmente bem intenso e para harmonizar escolhi uma cerveja de Petrópolis, RJ. A ST Gallen lançou recentemente três cervejas em garrafas arrolhadas de 750ml, uma proposta bem legal visto que o preço é bem interessante. Essa Stout conta com maltes torrados e um teor alcoólico elevado, o que a torna perfeita para equilibrar esse delicioso cozido de carne. Vale lembrar que lá em Morretes, a bebida que harmoniza por tradição é uma cachaça de banana, a CACHAÇANANA (papo sério)!





BARREADO (serve muito bem 8 pessoas):


·         3 kg de carne bovina (peito ou paleta)

·         300 gramas de bacon em fatias

·         600 gramas ou 3 cebolas grandes em cubos médios

·         240 ml de vinagre de vinho branco

·         1 kg de tomate sem pele nem semente

·         8 dentes de alho picadinho

·         1 maço de cheiro verde picado

·         Sal a gosto

·         Pimenta do reino a gosto

·         Noz Moscada ralada

·         Orégano seco a gosto

·         1 Litro de água

·         3 folhas de louro

·         1 xícara de farinha de trigo

·         2 xícara de farinha de mandioca

·         Água morna para dar o ponto


Cortar a carne em tiras grossas de mais ou menos 10 x 4 cm. Picar os tomates e liquidificar junto com o vinagre. Colocar a panela no fogo e fazer uma cama com o bacon para derreter a gordura, adicionar a carne e deixar dourar brevemente. Temperar com o cheiro verde, o louro, sal, pimenta, noz moscada, orégano,  alho e a cebola. Adicionar o tomate com o vinagre. Adicionar água até cobrir tudo. Levar a fervura. Enquanto isso, numa travessa misture as duas farinhas. Vá adicionando água aos poucos até obter uma massa que não gruda nas mãos. Depois que ferver baixe o fogo e tampe. Barreie a tampa na  panela com a massa. Cozinhe por 6 a 8 horas. Se depois de um tempo começar a escapar vapor, vá colocando mais massa. Após o tempo, quebre a massa, abra a panela e sirva.

Outra boa versão você pode ver neste site.

Tradicionalmente esse prato é servido da seguinte maneira: coloca-se farinha de mandioca no prato e escalda-se com o caldo do barreado misturando, acompanha banana nanica crua. É o jeito que gosto de comer. 

Mas aqui comeram, com arroz, comeram com pão, comeram com feijão e puro também! Por que esse trem é bão dimais!

E a cerveja não fica atrás. Tem corpo suficiente, boa carbonatação e os maltes torrados valorizam o sabor da carne. Uma excelente opção para completar a festa de vez. Só não pegue pesado nas especiarias adicione apenas a quantidade certa, deixe a simplicidade falar alto nesse preparo!

Resgatar culturas e tradições nacionais é necessário e uma verdadeira paixão. Foie Gras...? rsrsrs

 

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário