segunda-feira, 24 de junho de 2013

Projeto FanBeer: Amargor!





Como esperado, o estilo India Pale Ale venceu a competição, nocauteando todo mundo no primeiro round. Será o estilo da nossa cerveja.


Mas nossa tarefa não para por aqui. Vamos agora ajudar a definir algumas propriedades dessa cerveja. Começando pela intensidade de amargor, característica determinante para esse estilo de cerveja.


O amargo é um dos cinco gostos percebido nas diferentes áreas da nossa língua. O lúpulo é o principal responsável por fornecer o amargo para uma cerveja. Entretanto, existem dois tipos de lúpulos, os de amargor e os de aroma. Lúpulos de amargor são ricos numa substância chamada alfa ácidos que são a principal fonte de amargor dos lúpulos. Porém alguns fatores influenciam a maneira como percebemos o amargor em uma cerveja:


·         Temperatura: Baixas temperaturas atenuam o amargor.

·         Carbonatação: Quanto mais alto a carbonatação, maior a efervescência (percepção das bolhas na boca) e a acidez da cerveja, esses elementos podem aumentar a percepção de amargor.

·         Cárater do Malte: O malte torrado também contribui com amargor para a cerveja, não só isso, o malte é o responsável pela doçura final da cerveja e esses dois gostos se equilibram, se você tiver mais de um, irá perceber menos do outros.

·         Álcool: Muitos consideram o sabor do álcool amargo. Altas concentrações de álcool por aumentar a percepção de amargor. (concentrações superiores a 10%abv)


Não bastasse, ainda existem vários tipos de amargores, cuja percepção não possui relação com o nível do mesmo. Podem ser suave, rápido, longo mas agradável, longo e agressivo e por aí afora.


É isso. Agora com certeza você estará mais confiante para votar na enquete e ajudar na escolha desse item tão impotante. Para isso, é só acessar:
http://www.facebook.com/questions/582349128451928/


Grande Abraço e boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário