terça-feira, 11 de junho de 2013

Sixpoint Crisp com Sanduba de Queijo e Picles de Cebola



Hoje vou falar um pouco sobre valorizar um bom ingrediente.

É muito comum vermos diversos tipos de receita com digamos, uma bisteca de porco, por exemplo. Ambas são rapidamente grelhadas sobre um fio de óleo, porém quando vemos os temperos, uma tem apenas sal, pimenta, uma erva e uma especiaria. A outra contém inúmeros ingredientes.

Quando analisamos isso, vemos que claramente uma está tentando equilibrar e até desviar um pouco o sabor da carne, enquanto a outra está claramente apenas realçando esse sabor. Isso acontece pois a qualidade das bistecas diferem muito. Quando percebemos que estamos trabalhando com uma carne, vegetal ou qualquer ingrediente de excelente qualidade, nosso principal objetivo é apenas levar aquele ingrediente ao seu melhor momento, tomando muito cuidado para não ofusca-lo com muitos outros sabores.


Foi com essa ideia que preparei esse sanduiche. Minha família trouxe para mim um queijo gouda muito bom do Mercado Municipal de São Paulo. Não é comum no Brasil prepararmos sanduíche apenas de queijo, sempre colocamos algum embutido ou presunto para acompanhar. Esse tipo de ingrediente tem sabor forte e presente, por isso não os coloquei para não ofuscar o sabor do queijo. Porém, para o lanche não ficar muito direto e sem graça realcei tudo com um belo picles de cebola, a acidez realçando o sabor do queijo. Funcionou muito bem e o melhor, é uma receita que aceita variação e pode ser preparada rapidamente.

Sanduiche de queijo e picles de cebola:
1 Pessoa
·         ½ cebola cortada em fatias bem finas
·         Sal e Pimenta
·         Pitada de Açúcar
·         2 colheres (chá) de vinagre
·         4 folhas de alecrim picadinhas
·         1 pão Frances ou baguette
·         1 dente de alho cortado ao meio
·         Um excelente queijo de sua preferência, de sabor mais pronunciado.
·         Manteiga

Em uma pequena travessa, coloque as cebolas e salpique sal, pimenta e o açúcar. Deixe por 10 minutos. Enquanto isso, aqueça uma frigideira em fogo baixo e coloque o pão cortado ao meio com o miolo voltado para ela. Quando formar uma leve crosta, tire a esfregue o alho levemente no pão. Reserve. Escorra toda a água que sai das cebolas e esprema elas com as mãos para tirar mais ainda. Adicione o alecrim e o vinagre e deixe mais 10 minutos. Passe manteiga no lado de baixo do pão. Faça duas camadas de queijo, não exagere, use o bom senso. Adicione a cebola por cima e feche o sanduíche. ( Pode-se fazer bem mais desse picles de cebola e deixar guardado na geladeira.)

Ficou tão delicioso que no dia seguinte fiz outro lanche  para levar de marmita ao trabalho.

A harmonização aqui é completamente direcionada pelo queijo que você escolher. Se usar um bom cheddar por exemplo, uma Pale Ale Inglesa se encaixa melhor. No caso de um Gorgonzola, talvez uma índia pale ale mais encorpada seja perfeita, ou mesmo uma tripel belga, apenas troque o picles por fatias de peras cozidas (não estou brincando, peras e gorgonzola é uma combinação pra lá de excelente). Já um queijo duro e mais salgado, como o  parmesão, pede uma cerveja alcoólica com dulçor mais elevado para contraste, uma Belgian Strong Golden Ale, por exemplo. Uma última opção seria um gruyere mais maturado, nesse caso eu iria de doppelbock.




Abraços

2 comentários:

  1. Uma pena não ter mais nenhuma cerveja da Sixpoint no mercado...
    Simplesmente todas as cervejas que eu tomei desta cervejaria são fantásticas... Destaco a Bengali Tiger uma sensacional IPA!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente Diogo. E o pior é ter que aceitar que esse fato ocorreu devido a cerveja ser vendidas em lata. O brasileiro tem preconceito com esse tipo de envase. Uma pena.
    Cerveja americana de excelente qualidade e a um preço muito convidativo. Torcer para ter de novo.

    Abraços

    ResponderExcluir