terça-feira, 9 de julho de 2013

Anchor Steam Beer




Apresento uma cervejaria que foi de suma importância para a atual fase da cerveja artesanal que vivemos, a Anchor Breweing Co e sua cerveja iconoclasta Steam Beer.


Após a época da Lei seca e graças a ela, a cerveja Americana estava em baixa. Havia menos de 100 cervejarias no país, número menor do que em qualquer época vivida nos últimos duzentos anos.  E a grande maioria delas faziam apenas uma cerveja neutra e tímida, existiam apenas algumas cervejarias regionais com algum orgulho do produto que faziam.


Em uma esquina qualquer de São Francisco, um jovem rapaz com muito espírito chegou em uma dessa cervejarias, que estava a ponto de abrir falência. Ela era a Anchor e a cerveja a Steam Beer. Em 1965 Fritz Maytag comprou a cervejaria em questão e investiu sua vida, aprendendo tudo o que podia sobre a arte de fazer cerveja,  com objetivo de fazê-la  significar algo novamente. Muitos concordam que este foi o começo do movimento da cerveja-artesanal nos Estados Unidos.


A Anchor começou a engarrafar sua atual versão de Stem Beer em 1971, mas não parou por aí. Maytag lançou uma Porter em 1974 (o estilo havia sido esquecido até mesmo na Inglaterra, ( de ondese originou), a lupulada Liberty Ale saiu no ano seguinte e foi uma das primeiras cervejas a usar o lúpulo Cascade (que ajudou a definir a escola americana de cervejas e hoje o mais popular entre as microcervejarias americanas). Uma Christimas ale veio no mesmo ano e depois uma surpreendente Barley Wine, a Old Folghorn, foi lançada.


A boa notícia é que essas cervejas hoje estão ao alcance do consumidor brasileiro.


Mas o que diabos é uma Steam Beer (literalmente Cerveja Vapor)?


Segundo Garrett Oliver, o nome deriva do fato de que ao se engatar um barril de Steam Beer, devido a  excessiva alta pressão, ouvia-se um pequeno assovio que lembrava vapor. 

O motivo foi que quando os alemães chegaram nos Estados Unidos queriam fazer suas cervejas de  qualquer jeito. Mas era impossível fazer suas lagers no clima quente da Califórinia. O jeito então foi utilizar recipientes rasos para fazer a fermentação, assim a temperatura não elevava tanto pois o calor dissipava mais, porém a fermentação tinha que ser rápida e a cerveja era colocada nos barris  e corria para o mercado, como a fermentação continuava acontecendo, uma considerável pressão ficava armazenada nos barris. 


Garrett aconselha harmonizar a Anchor Steam com belos bifes grelhados ou costeletas de cordeiro, e comida mexicana como burritos. Eu segui a primeira opção e realmente ficou muito bom.

"Acho que vi um gatinho..."





É sensacional!


Spread the culture!


Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário