terça-feira, 2 de julho de 2013

Schneider Tap 5 Hopfenweisse com Fritata



 A Schneider Weisse Brewery é uma cervejaria especializada em produzir cervejas de trigo. Eles fazem diversas variedades, que vai desde cervejas não alcoólicas até uma bela, robusta, e ainda rara no Brasil, cerveja do estilo Eisbock. 

A TAP 5, também chamada de Hopfen-Weisse, é uma weizen bock clara feita em parceria com a cervejaria Brooklyn de Nova Iorque. Trata-se de uma cerveja de trigo com adição extra de lúpulo, o que a torna muito mais interessante sensorialmente.
 Simplesmente a  weizenbock mais interessante que tomei, como também foi uma das melhores cervejas que tive oportunidade de experimentar. O lúpulo foi muito bem inserido, não dominando o conjunto, mas sim adicionando notas extras ao sabor comum do estilo.

Fritata é a omelete italiana. Um prato a base de ovos cujo preparo inicia na boca do fogão e finaliza no forno. Tem quem defenda que é uma variação da tortilla espanhola. Acho um prato muito legal para usarmos as sobras da  geladeira, e foi justamente o que fiz, portanto não passarei uma receita propriamente dita hoje, mas sim a minha maneira de fazer a fritata. Eu utilizei tender, salaminho (um finalzinho que tinha), cebola, pimentão, ervilha torta e queijo.
 Fritata:
4 porções
·         5 ovos
·         Sal e pimenta a gosto
·         Azeite
·         10 gramas de manteiga
·         Ingredientes da geladeira (separe as sobras de carnes ou embutidos dos vegetais, use seu instinto para as quantidades)

Pré-aqueça o forno a 200 graus (melhor ainda se tiver a opção de grill). Aqueça o azeite e a manteiga em uma frigideira de 20 cm de diâmetro (o tamanho da frigideira é muito importante). Se estiver usando carnes doure-as primeiro e reserve. Agora entre com os vegetais de sua preferência. Enquanto isso, bata levemente os cinco ovos numa vasilha com auxilio de um garfo e tempere bem com sal e pimenta. Quando os vegetais adquirirem um pouco de cor, ponha em fogo moderado, volte as carnes para a frigideira e cubra com os ovos batidos. Cozinhe por alguns minutos, até que ela fique firme em baixo mas ainda úmida na parte de cima. Se estiver usando queijo salpique por cima agora e leve a frigideira ao forno até que o queijo derreta e ela adquira um pouco de cor em cima.

Pode ser comida quente, mas eu prefiro deixar dar uma esfriada.
 
É um prato que você irá fazer mais e mais vezes. Pode acreditar. 

A harmonização irá depender dos ingredientes do “recheio” que você escolher. Mas de forma geral, uma bela weissbier acompanha muito bem esse prato, pois sua alta carbonatação ajuda a cortar a força dos ovos e deixar os ingredientes brilharem com todo seu sabor. Eu utilizei algumas ervas também pois minha cerveja continha mais lúpulo, assim eu aprofundei ainda mais a intensidade geral.

Um espetáculo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário