segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Júpiter com Pimentões Recheados ao estilo mexicano


 


Júpiter é a mais nova cerveja paulista. Idealizada por David Michelsohn, ela vem dando o que falar nos meios cervejeiros. Não é para menos, afinal David criou um produto com muita paixão, algumas técnicas inovadoras e respeito pelo consumidor.


A Cerveja Júpiter é uma cerveja do estilo American Pale Ale. Esse tipo de cerveja é guiado pelos lúpulos, e o nível de sucesso desse tipo de  cerveja está relacionado à quão fresca essa cerveja chega ao consumidor. O lúpulo é o ingrediente mais volátil na cerveja, após engarrafada  os sabores e aromas dele são os primeiros que começam a se perderem e dissipar. Por isso, geralmente cervejas cujo caráter é dado pelo lúpulo não são boas escolhas para serem guardadas e devem ser consumidas o mais rápida possível.


Para garantir uma explosão de lúpulo ao abrir a linda garrafinha, David não economizou. Usou lúpulos americanos em abundância na receita, realizou dry-hop de filtro (onde toda a cerveja entra em contato direto com o lúpulo), não pasteurizou a cerveja, e ainda trabalha com cadeia fria, todos sabemos que produtos refrigerados conservam-se bem melhor. Não bastasse, pratica uma validade curta em suas cervejas, de apenas três meses, ele não quer ninguém tomando Júpiter velha. 


O resultado é maravilhoso. Uma cerveja extremamente aromática e saborosa. Com os lúpulos ditando as regras em pleno frescor.


Isso é beber localmente, é beber bem. 


A Harmonização é óbvia numa cerveja dessas. Utilize os lúpulos para guiar o seu prato. As variedades americanas combinam muito bem com sabores cítricos, especiarias e ervas. Pratos condimentados encaixam maravilhosamente. E a sugestão a seguir não foi diferente. 


Pimentões Recheados.


·         4 pimentões vermelhos médios

·         1 colher (sopa) de óleo de girassol

·         1 cebola média picada

·         2 dentes alho picado

·         1 tomate grande (200 gramas)

·         1 caixinha de 400 gramas de feijão branco cozido, escorrido e lavado (pode usar outras variedades de feijão e se quiser cozinhar você mesmo, melhor ainda)

·         Punhado de coentro picado grosseiramente

·         1 colher (chá) sementes de cominho moído

·         1 colher (chá) páprica picante

·         Sal e pimenta



1.       Pré-aqueça o grill do forno no máximo. Besunte os pimentões com azeite e leve ao forno. Quando começar a queimar (ficar preto mesmo) vire-os e queime todos os lados. Retire e coloque papel filme por cima. Deixe esfriar. (Outra alternativa é queima-los na chama da boca do fogão mesmo) Deixe 20 minutos.

2.       Aqueça o óleo numa frigideira grande sobre fogo médio-baixo. Saltei a cebola e o alho gentilmente até ficarem translúcidos e macios, cerca de 10 minutos. Corte o tomate no meio e rale dentro da frigideira, descarte a pele. Ferva suavemente por 1-2 minutos para reduzir um pouco.

3.       Adicione ¾ do coentro e remova do fogo. Adicione os feijões, quebre alguns deles com um garfo, mas mantenha a maioria inteiro. Adicione as especiarias e tempere com sal e pimenta.

4.       Pré-aqueça o forno a 180 graus.

5.       Remova a pele dos pimentões com muito cuidado para que eles não quebrem. Corte a tampa deles, retire todas as sementes. Divida o recheio nos quatro pimentões. E volte a tampa em cima. Passe para uma assadeira untada com óleo e salpique sal por cima dos pimentões. Asse 20 minutos. Enquanto o pimentão assa faça o molhinho abaixo se quiser.

Molho de yogurt:

·         6 colheres (sopa) de yogurt

·         1 limão

·         ½ dente de alho bem picado, até formar uma pasta.

·         Sal



1.       Tempere o yogurt com o sal e suco de limão a gosto. Adicione um pouco de coentro extra se tiver e se for do seu gosto.

2.       Retire os pimentões e passe para uma travessa. Salpique o resto do coentro e sirva com o molho e uma bela salada para acompanhar.


Saúde a todos e boa semana!




Parabéns ao David e a Júpiter!






Um comentário:

  1. Como diria meu amigo Marcelo Resende, "eu tava lá!" E, como de costume, comidinha zuada...
    Grande João! Grande Camarada! Salve Sempre!

    Nunes & Levy

    ResponderExcluir