segunda-feira, 2 de setembro de 2013

BodeBrown Cara Preta com Sopa de Brócolis



A Fantastica-Fábrica-Maluca-Cervejaria-Escola paranaense BodeBrown de Samuel Cavalcanti, o seu mestre-cervejeiro, nos traz o estilo inglês mild ale nunca explorado no Brasil. O nome presta homenagem aos trabalhadores das minas de carvão do Reino unido, que após um longo e árduo dia de trabalho, com seus rostos ainda manchados de carvão, frequentavam os Pubs, onde tomavam justamente cervejas do estilo Mild Ale.


Essa cerveja foi medalha de ouro do estilo no 1º Concurso de Cervejas Nacionais.


Para harmonizar, pensei então numa sopa. O motivo é que antigamente, esse tipo de preparo era considerado muito restaurador. De fato, a palavra Restaurante vem do latim “restaurare”, no sentido de restabelecer o vigor físico, reparar a saúde. Nada melhor que isso após um belo dia de trabalho.


E essa sopa, além de ser uma delícia, é bem simples de fazer. A etapa mais demorada é esperar a água ferver.
 

Sopa de Brócolis:


·         Uma cabeça de brócolis grande, ou duas médias

·         3 colheres (chá) de sal

·         Pimenta do Reino moída na hora

·         Água

·         Azeite de Oliva

·         Queijo gouda (duas fatias por porção)

·         Nozes (5 por porção)


Leve uma panela com bastante água para ferver. Coloque duas colheres de sal e tampe. Corte a raiz do Brócolis para liberar as flores. Corte as fatias do queijo gouda. Quando a agua estiver em fervura forte, adicione o brócolis e a ultima colher de sal por cima. Tampe novamente e deixe por 3 a 4 minutos (passe uma faca pela flor, se atravessar facilmente está no ponto). Escorra reservando a água. Passe as flores para um liquidificador e encha até metade das flores com a água de cozimento, tempere com a pimenta. Pulse algumas vezes e depois liquidifique por completo. Abra, experimente veja a textura, se precisar adicione mais água. Acerte os temperos.

Num bowl ou prato fundo, coloque as nozes, o queijo por cima, salpique um pouco de pimenta e despeje a sopa na lateral, deixando-a percorrer o prato. Regue com um fio de azeite.


Os lúpulos terrosos e herbais combinam muito bem com o brócolis e realçam o sabor dos condimentos. O malte tostado da cerveja encaixa com as nozes.


Realmente restaurador! 
Abraços a todos e boa semana galera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário