quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Batata da Quinta do Portuga, da Flor da Benedetti.




Parceiros, parceiras... é o seguinte, essa é batata do Demas, a melhor batata da região. Hoje a receita não é minha e eu apenas darei um “ctrl c ctrl v” no texto que me foi passado.

Mas antes uma breve explicação para contar o que se passa por trás dessa “humilde” batata. Ela pertence ao cardápio do melhor boteco de Santo André, a Quinta do Portuga. A parada é tão boa que eu já chamava o boteco de batata. “Mãe, to indo lá no batata?”. Ultimamente comia essa beleza mensalmente. Mas no fundo eu sabia, o que me fazia voltar lá era o quão bem eu me sentia naquele ambiente, um lugar de muita alegria, sem dúvidas. Essa frequência resultou numa amizade sincera com o proprietário/gerente/cozinheiro/encanador José Demetrio, o Demas.

Nossos papos são sempre sobre gastronomia, e outro dia, através do “feicibuqui” o Demas intimou: “João, quero ver a batata no Panela”. Fiquei meio sem entender e na sequência veio o texto abaixo:

"Batata asterix cozida (not overcooked), põe na chapa, esmaga com um prensador de batatas ou de hambúrguer ou mesmo um pano até ficar com 2cm de espessura. Cuidado pra não desmanchar a menina. Encharca a safada com azeite. Dá uma fritada e vira pra grelhar do outro lado. Use aquela espátula que está abandonada na gaveta, ok? Coloca 2 colheres de requeijão culinário em cima, no meio (Catupiry não funciona, ele liquefaz, mas você pode tentar alternativas). Uma colher de café de alho torrado. Esquenta mas não muito uns 80g de pepeoni fatiado na mesma chapa. Cobre toda a batata o com peperoni e abafa, vaporizando quando possível (um borrifo de água embaixo do abafador). Quando perceber que o conjunto todo está bem quente bota aí uns 80g de mussarela por cima. Abafa e vaporiza de novo. Quando o queijo derreter, cobre com o molho de tomate maravilhoso e pedaçudo que você sabe fazer. Abafa de novo, sem vaporizar dessa vez, 1 minuto é suficiente. Dá uma guarnecida com chimi-churri, se bem que me arrependo de não ter usado basilico fresco, acho que ia ficar show. Serve com rúcula e talvez um tomate concasse refrigerado. Porque só hoje eu percebi quão amador era usar aquelas fatias de tomate, que vergonha. No lugar do azeite pra encharcar, talvez hoje eu usasse também uma boa garlic butter... pra vc ver como 3 semanas de boa aula pode virar a cabeça do sujeito. Inspire-se na nossa mas faça suas adaptações, você é fera nisso. Abrax!"

A foto da direita é a original, que eu sempre acompanhava com uma bela Colorado Indica.

Poético não?

E o sabor? Espetacular, mas... não tem nada haver com a original. Afinal o molho de tomate é diferente, o chimichurri, eu usei minha panceta caseira invés de pepperoni, outro queijo e por aí afora. E segundo o próprio Demas, o que dava o sabor no rango dele era a chapa! O que importa é o conjunto e a diversão de fazê-la. E não há vergonha nenhuma em guarnecer com rúcula e folhas de tomate, ainda mais as dele, que estavam sempre bem frescas.


Uma honra poder passar isso adiante.

Pancetta



Valeu Demas!
Abraços
 

3 comentários:

  1. Harmonização com uma boa cerveja sempre dá água na boca.

    ResponderExcluir
  2. Opa! Quando você diz em esmagar é simplesmente amassar a batata? Na foto não parece que ela foi esmagada até ficar por volta de 2cm de altura, parece maior...
    Deu agua na boca e fome ler essa receita...
    Vou tentar reproduzir, mas com certeza não vai ficar bonito igual às fotos...
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Matheus.
      Exatamente cara, amassar mesmo, ela vai meio que expandir a superficie para acomodoar melhor os outros ingredientes. Essa batata da foto era gigante mesmo, as outras 3 ficaram menores.
      Cara o importante é fazer, o importante é o sabor e a diversão!

      Excluir