quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Guia rápido de como degustar uma cerveja inspirado em Sam Calagione



Por João “Panela de Malte” Amstalden (inspirado no livro He Said Beer, She Said Wine de Sam Mastroianni Calagione – CEO of  Dogfish Head Brewery)




Passo a passo muito agradável e interessante para avaliar cervejas:

1.       Escute sua cerveja ao abri-la. Qual o tipo de som que ela fez? Fez um “pop” ou um “fizz”? Não fez som nenhum?

2.       Olhe a cerveja no copo. Qual a cor? É turva ou brilhante? Tem pedaços ou sedimentos flutuando?

3.       Aere a cerveja fazendo um movimento circular com o copo e dê umas boas “fungadas” no copo. O aroma é moderado ou intenso? Remete a alguma coisa? Parece cítrico, gramíneo ou floral? Ou tá mais para frutado, adocicado e caramelo?

4.       Dê o primeiro gole... mas faça um brinde antes! De um gole generoso e mastigue ele, isso mesmo, mastigue. Garanta que ele cubra toda a área da sua boca – língua, palato e gengivas. É bem carbonatada, efervescente ou nem tanto? Parece mais aguada ou mais densa e viscosa?

5.       Dê o segundo gole. Seja generoso de novo,  mas dessa vez inspire ao mesmo tempo. Qual o gosto mais sobressalente? Amargo, doce, azedo ou salgado? Quais sabores surgem da interação entre o gosto e o aroma? Frutas, condimentos, caramelo, madeira?

6.       Acabou... MAS TOME OUTRA CERVEJA LOGO!!! A prática o tornará um expert.


Lembre-se sempre de seguir essas seis etapas e com certeza será muito mais gostoso tirar o máximo que uma cerveja de qualidade pode oferecer.


Algumas excelentes cervejas da Dogfish que já tive o prazer de por em prática o guia acima:

Fruit Beer - Fermentada com framboesas e mirtilho.

Feita com mel, suco de uva moscatel. Lembra muito um hidromel.

World Wide Stout - Apenas 18% de álcool. Indicada para os fracos.

Abaixo uma explicação mais profunda sobre cada etapa:

Tomar uma cerveja é uma experiência física e psicológica, por isso é essencial considerar a atmosfera em volta quando degustar e avaliar uma. Esteja num ambiente agradável, sem muito barulho ou cheiros muito fortes e o mais importante, que não tenha pessoas chatas. Lembre-se, beber cerveja é algo que deve ser relaxante e muito social. Boa cervejas é melhor degustada com grandes amigos em volta.


Não precisa estudar sobre a cerveja em questão antes. O rótulo vai te dizer qual o estilo e o teor alcoólico da cerveja, isso basta. Pesquisar sobre a cerveja apenas irá dizer a sensação que  outras pessoas tiveram daquela cerveja. Pode até criar um modelo que vai te prevenir de ter uma opinião própria.


Os cinco sentidos! Utilizamos todos os nossos sentidos ao avaliar uma cerveja, mas alguns são mais objetivos e outros mais subjetivos. Uma cerveja ser clara ou escura, leve ou encorpada, carbonatada ou não, doce ou amarga, pode ser dito por qualquer um. Descrever os aromas e sabores que nosso sistema olfatórios sugere pode ser mais traiçoeiro. Logo, se uma descrever o sabor como “de canela” e outra como “de cravo”, ambos estão corretos. É uma experiência muito subjetiva. Portanto, quando for degustar uma cerveja com os outros, atente-se aos sensos objetivos.


“She´s so cold, she´s so...” - Tenha certeza que sua cerveja está na temperatura correta! Se a cerveja estiver muito gelada, ela irá anular suas papilas e parecer sem sabor. Por outro lado, se estiver muito quente, a carbonatação irá sumir rapidamente e a cerveja ficará choca. De forma geral, curta suas lagers entre 4 e 8 graus e suas Ales entre 9 e 14 graus.

Água! Água ! Água! Se for tomar mais que uma cerveja, beba água entre elas para dar uma limpada no paladar!


Use seus ouvidos! Ouvir é provavelmente o menos importante dos sentidos no contexto da cerveja, mas não é inútil. Escute bem ao abrir uma cerveja, se ela fizer aquele “pop” ou “fizz”, quer dizer que a cerveja está com gás, se não fizer, está sem – seja intencionalmente ou não.


Use os copos! Você precisa ver a cor do líquido. Sirva no copo que você mais goste, mas caso queria ajudar os aromas, um copo de conhaque ou uma taça de vinho tinto são dois bons coringas, certifique-se de ele estar muito bem lavado. Caso você veja pedaços sólidos na sua cerveja, é bem provável que ela esteja estragada. Algumas cervejas, entretanto, são refermentadas na garrafa e irá ter alguma levedura depositada no fundo. Ele não vai te machucar, mas caso não seja cervejas de trigo, deixe-o quietinho lá no fundo. 


Nariz na espuma! Faça um movimento circular com copo para aerar a cerveja e liberar seu aroma. Agora dê umas boas fungadas  no copo. O aroma da cerveja irá nortear a percepção de gosto. A cerveja cheira a cítricos, gramas ou flores? Se sim, provavelmente ela tem mais lúpulo que malte. Já se ela for mais pra tosta, biscoito, doce ou caramelo, então o cervejeiro acentuou mais o malte do que os lúpulos. Mas tenha em mente que cepas diferentes de leveduras contribuem e muito para o aroma também. Podendo ceder notas frutadas e condimentadas.


SINTA O LIQUIDO  Aqui nós sentimos o corpo e a carbonatação da cerveja! O segredo é dar o primeiro gole e de fato mastigar a cerveja. Soa estranho, eu sei, mas feche os lábios e mova as mandíbulas para que a cerveja  cubra toda a superfície da boca. Assim você percebera o corpo, textura, força do álcool e temperatura.


DOCE, AMARGO OU AZEDO? – Tome o segundo gole e inspire ao mesmo tempo. Ao fazer isso, você ativa os sentidos do paladar e do aroma ao mesmo tempo e maximiza a experiência. A cerveja tem gosto doce, azedo ou amargo? A interação desse gosto com o aroma é que irá dar o sabor da cerveja, ela é frutada, condimentada, gosto das leveduras, caramelada ou alguma outra coisa?

A fase abaixo é a mais importante.


PRATIQUE SEMPRE . – Como? Simples, descreva mais uma cerveja, e logo! Experimente diferentes cervejas e evolua seu paladar e senso sobre esse líquido infinito! Ninguém aprende sobre cervejas lendo livros, tente o máximo de variedades possíveis, afinal, essa é a beleza da cerveja!

Abraços

2 comentários: