quinta-feira, 14 de novembro de 2013

St Feuillien Grand Cru com Torta de Aspargos




Chegou a época dos Aspargos, vegetal incrível, extremamente saboroso e nutritivo. Eterno inimigo dos vinhos em harmonizações, mas que não resiste às belezas do nosso fermentado de mais querido.


Algumas cervejas belgas, além de sabores cítricos e herbais, também apresentam um refrescante toque mineral, sulfuroso, que lembra bastante um toque vegetal. É justamente essa nota que surpreendentemente mostra afinidade com alimentos como brócolis ou aspargos.


Essa receita não tem segredos. Apenas trabalhe a massa filo o mais rápido que conseguir, pois como ela é muito fina, tende a secar muito rápido. Encontrei massa filo nas lojas físicas da AROSA, não encontrei em nenhum supermercado.


·         500g de batatas, descascadas e cortadas em cubos médios

·         Sal

·         450 gramas de aspargos, remova os talos fibrosos

·         220 gramas de massa filo

·         50 gramas de manteiga derretida

·         ½ xícara de queijo parmesão ralado

·         ½ xícara de queijo gruyere ralado

·         3 ovos grandes

·         225 ml de creme de leite

·         ¼ de uma noz moscada ralada

·         Pimenta do reino moída na hora



1.       Cozinhe as batatas em água com sal até uma faca passar facilmente no meio delas. Enquanto isso cozinhe os aspargos em água salgada fervendo por apenas 1 minutos e depois coloque num recipiente de água com gelo.

2.       Pré aqueça o forno em 190 graus.

3.       Pegue uma assadeira (ajuda se tiver fundo removível). Vá empilhando as folhas de filo, uma por uma, pincelando manteiga em cada uma delas antes de por a outra. Faça umas 5 camadas, deixe 2cm de borda.  Coloque um pano de prato úmido por cima e reserve.

4.       Quando as batatas estiverem prontas, escorra e amasse-as com os queijos. Num outro recipiente misture os ovos, creme de leite e incorpore a mistura de batatas. Tempere com a noz moscada e pimenta e ajuste o sal se necessário (depende do queijo). Coloque o recheio dentro da assadeira, cubra toda a superfície com os aspargos. Faça uma pequena borda com a massa que está sobrando.   Pincele manteiga derretida por todo o topo e leve ao forno por 20 minutos, até a massa estar crocante e dourada. Retire, deixe descansar 10 minutos e sirva.


Uma beleza para encarar o verão!




Abraço e excelente feriado a todos.

Um comentário:

  1. Fiz essa torta e ficou fantástica, não achei a massa filo e usei a folhada, ficou perfeita, e a St Feuillien Grand Cru é realmente uma ótima escolha para essa receita!!!
    Adoro o blog, esta de parabéns João

    ResponderExcluir