quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Bacon ataca de novo! Meet the BACON JAM!

É isso. Após fazer o próprio bacon, experimentar e quase chorar, você percebe como a charcutaria é uma arte fantástica e recompensadora.

Aquele novo produto que você adquire te abre um verdadeiro caminhão de possibilidades e é preciso mínimo esforço para que qualquer uma dessas possibilidades fique absurdamente incrível.

Essa Geleia de Bacon é apenas mais uma delas. Extremamente fácil de fazer e uma perdição de comer.

Harmonizei com uma bela Amber Ale da Bear Republic, cervejaria californiana que aportou no ano passado por aqui, a Red Rocket ganhou duas medalhas de prata no Great American Beer Festival, ajudando a cervejaria a conquistar a maior glória no festival de 2006, a melhor cervejaria de pequeno porte do ano. O aspecto de malte tostado da cerveja combina bem e o forte amargor dos lúpulos ajuda para o corte. Acredito que uma smoked Porter seja ainda mais incrível. A receita leva café, vale experimentar.

Bacon Jam:
·         500 gramas de bacon, picado em cubos pequenos (retirar a pele)
·         1 cebola pequena, bem picadinha
·         2 dentes de alho médios  picados
·         ½ colher (chá) pimenta calabresa
·         ½ xícara de café coado (120ml)
·         1/3 xícara de vinagre de maçã (80ml)
·         1/3 xícara (bem apertado) de açúcar mascavo (80 gramas)
·         3 colheres (sopa) de mel (se tiver maple syrup deve ficar melhor ainda) (63 gramas)
·         Pitada de sal

1.       Numa frigideira grande ou panela, cozinhe o bacon sobre fogo médio-alto, mexendo as vezes, até a gordura derreter e o bacon dourar levemente, 10 a 15 minutos. Com uma escumadeira escorra o bacon e drene em papel toalha.
2.       Retire toda a gordura escorrida do bacon, deixando apenas uma colher de sopa, adicione a cebola e cozinhe, mexendo até ficar translúcida, 5 minutos. Adicione o alho e a pimenta calabresa e cozinhe apenas até liberar o aroma, uns 30 segundos. Adicione o café, vinagre, açúcar e mel. Leve a fervura, mexendo e raspando o fundo da frigideira com uma colher de madeira. Adicione o bacon reservado e misture para combinar.
3.       Reduza o fogo para uma fervura bem suave e cozinhe destampado, mexendo ocasionalmente até o líquido ficar em consistência de xarope, deve levar entre 60 a 90 minutos.
4.       Transfira tudo para um processador de alimentos e pulse até ficar meio grosseiro. Deixe esfriar e refrigere numa tapeware. Use em até quatro semanas.

O sabor dela é inexplicável. Perfeita no café da manhã, sobre uma bela fatia de um pão rústico, ou com queijo e torrada. Misture em seus ovos mexidos, adicione em seu hambúrguer, já vi gente comerem  até com sorvete de baunilha.

Incrível!

Abraços!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário