segunda-feira, 7 de abril de 2014

Lúpulo, Lúpulo e mais Lúpulo! (Fresh or Wet Hop Beers)

Great Divide Fresh Hop Pale Ale
Nos Estados Unidos, tive acesso há mais um tipo de cerveja, produzida com lúpulos extremamente frescos, ainda em estado de flor. Resolvi pesquisar sobre esse tipo de cerveja e encontrei um belo artigo no livro Oxford Companion To Beer.

Quando um rótulo de cerveja vem com a descrição Fresh Hop (lúpulo fresco) ou Wet Hop (Lúpulo úmido/molhado), quer dizer que essa cerveja  foi produzida com lúpulos extremamente frescos, que não sofreram nenhum tipo de manipulação entre o momento de sua colheita e sua adição ao mosto cervejeiro.

Os lúpulos são colhidos com aproximadamente 80% de umidade. Isto é reduzido num forno, logo após a colheita para aproximadamente 9%. Fazer a secagem de forma correta é importantíssimo. Caso sequem demais, os lúpulos oxidam, por outro lado, se muito úmidos, eles podem “suar”, mofarem, e desenvolver aromas não agradáveis.

Cervejas produzidas com lúpulos que não passaram pelo forno podem receber diversas nomenclaturas: Wet Hop, Fresh Hop. Green Hop ou Harvest Beers. Essas cervejas começaram a fazer sucesso nos últimos dez anos, e são produzidas quase que exclusivamente por cervejarias localizadas em regiões produtora de lúpulo.
Sierra Nevada Harvest Ale
Devida a alta porcentagem de umidade desses lúpulos, a quantidade empregada em cada receita é quase cinco vezes superior as receitas feitas com lúpulos peletizados. Assim como os pellets, os lúpulos em flor podem ser adicionados em qualquer momento da fervura.

O verdadeiro objetivo dessa “técnica” ou processo é tentar capturar os aromas mais voláteis e delicados do lúpulo para a cerveja. Aromas que com certeza são perdidos durante os processos que o lúpulo sofre ao serem transformados em pellets.

Alguns entusiastas amam o caráter “verde” e delicado dessas cervejas, porém, outros não curtem muito o distinto aroma “gramíneo” que resulta na cerveja.

Apesar disso, essas cervejas são criações únicas, guiadas por uma sazonalidade de espaço e tempo, e assim representam uma fascinante evolução da arte da cerveja, bem como o mais alto grau de terroir dessa nobre bebida.

Tive oportunidade de experimentar dois exemplares dessas cervejas. Percebe-se claramente um aspecto de natureza no perfil delas, com notas que remetem a terra, madeira, grama e flores. A intensidade com que o aroma explode nas narinas é algo incrível e inesquecível, uma experiência realmente única.
Rogue Farms 7 Hop IPA.
A Rogue 7 Hop não é uma cerveja feita com lúpulo em flor. Ainda assim achei bacana postar a foto pelo fato dela ser feita com uma variedade de 7 lúpulos produzidos na fazenda da Rogue, além disso, o mercado em que a encontrei também tinha a disposição o queijo azul produzido pela cervejaria. Será que combinou?

Grande abraços e boa semana a todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário