terça-feira, 27 de maio de 2014

Bamberg Kolsch com Curry de Grão de Bico

O estilo Kolsch tem origem na região de Colônia na Alemanha. No final do Séc XIX, a Pilsner importada de boemia estava dominando o país. Os cervejeiros de Colônia decidiram então fazer uma cerveja clara própria para “combater” a invasão. Eles fizeram uma cerveja leve, mas usaram levedura de alta temperatura (ale). A Pilsner foi barrada nos portões, nascendo assim o estilo Kolsch.

Marcado por um toque de frutas da levedura no aroma e no sabor e um suave mas perceptível amargor.  A Bamberg Kolsch é uma versão nacional feita em Votorantim, mas a  cerveja é sazonal (fabricada apenas em determinada época ou mês do ano).

Escolhi um prato leve, mas com toques cítricos e condimentados para combinar com  a cerveja. O Curry é bem comum da Índia, que pode ser bem condimentado e apimentado ou mais tênue. Para essa cerveja escolhemos a segunda opção.

Curry de Grão de Bico:
4 pessoas
·          2 colheres (sopa) óleo de girassol
·         1 cebola pequena em fatias finas
·         Pequeno pedaço de gengibre (2 cm) ralado
·         Pitada de pimenta calabresa
·         1 dente de alho, esmagado
·         2 colheres (chá) de curry em pó
·         400 gramas de grão de bico em lata, escorridos e lavados
·         4 colheres (sopa) de ketchup
·         Suco de ½ limão
·         Sal e pimenta
·         Punhado de coentro para finalizar

1.       Aqueça o óleo numa panela em fogo moderado. Adicione as cebolas e cozinhe por 8 minutos até estar macia e dourada, adicione o gengibre, pimenta calabresa, alho e curry em pó. Cozinhe, mexendo sempre por 1 a 2 minutos.
2.       Adicione os grãos de bico, ketchup e um pouco de água apenas para diluir e ficar na consistência de um molho grosso. Ferva suavemente (simmer) por 5 minutos e adicione o suco de limão. Experimente e ajuste o sabor com o sal e a pimenta.
3.       Sirva em pratos e salpique o coentro por cima. Arroz, noodles, torradas e pães (principalmente o árabe) são todos bons acompanhamentos.

Como sou guloso, acompanhei com arroz, pães e torradas!

É realmente fabuloso. A cerveja entrou como complemento do prato, adicionando notas cítricas ao conjunto. Sua carbonatação elevada ajudou a limpar as pimentas e condimentos do paladar tornando a refeição mais agradável.

Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário