domingo, 18 de maio de 2014

Quantidade x Qualidade. A Velha questão.

Essa é uma reflexão que resolvi escrever após uma breve discussão com meu irmão. Todos que acompanham o panela sabem da paixão absoluta que tenho por carnes e cervejas, e, por isso, quando “invisto” meu dinheiro nesses produtos, quero tirar o máximo proveito deles.

Tudo começou quando recebi uma mensagem do frigorifico Beef Passion, que segundo Alex Atala, é o responsável por produzir a melhor carne do Brasil. A mensagem dizia que havia chegado uma maminha de Angus australiano, e que seu preço é R$ 60,00/Kg.

Caro?  Sim, sem dúvidas. Afinal o mercado oferece esse mesmo corte por ás vezes, apenas R$ 15,00/Kg.
Então porque pagar 60 reais nessa peça de carne? Aí começou a discussão.

Vamos imaginar que temos 30 reais no bolso, e que queremos usar esses 30 reais para comprar uma peça de carne certo.

Com 30 reais nós podemos:

·         Comprar ½ Kg da melhor maminha disponível no país.
·         Comprar 1Kg de picanha de qualquer frigorífico mequetrefe por aí (usei a picanha como exemplo por ser a carne preferida para churrasco)

De uma forma ou de outra seu investimento será o mesmo, 30 reais.

Eu com certeza escolheria a  primeira opção, sem pestanejar, e vou expor aqui os motivos pelo qual faria isso:
1.       Com certeza essa maminha terá um sabor muito superior a qualquer picanha de 30reais/Kg.
2.       O motivo dessa carne ser mais cara é que seu boi foi criado com respeito, alimentado de forma correta, com produtos naturais e bom confinamento, sem pressa, além de ser proveniente de uma raça cuja carne tem sabor mais interessante . O consumo de uma carne assim com certeza será melhor para sua saúde.
3.       Eu realmente me importo com o sabor dos alimentos que consumo.
4.       Ao investir nesse tipo de alimento, você está incentivando uma empresa que tem respeito pelos animais e meio ambiente.
5.       Criação de demanda por um produto melhor.

O negativo é que você está adquirindo ½ kg a menos de carne. Aí que entra a questão da qualidade x quantidade. O que você prefere? Opto pela qualidade, mas entendo perfeitamente quem não o faz, pois muitas pessoas têm na mente que almoço/festa/churrasco bom, tem de ser farto. Para mim há outras maneiras de compensar isso. E não é abdicando da fartura.

Tiro vantagem abusando de cortes “menos nobres” como miolo da paleta, sete da paleta, costela, pois sei, que quando vem de bois criados assim, são muito superiores e possuem uma maciez divina.

Abaixo uma lista dos cortes que geralmente não usamos no churrasco, mas que quando vem de um boi de qualidade podemos aproveitar:
·         Sete da Paleta
·         Miolo da Paleta
·         Bananinha
·         Costela / Ponta de Agulha
·         Patinho (carne magra, acompanhe com algum molho)
·         Steak do Acém

Toda pesquisa é válida, descubra outros frigoríficos, pergunte da onde vem o boi, prepare cortes mais baratos e sempre separe um bem especial pro gran finale!

Afinal, como já nos ensinou Homer Simpson: Não se ganha amigos com uma salada.

Grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário