segunda-feira, 25 de agosto de 2014

GREAT DIVIDE BREWING CO.

Vou falar hoje sobre uma cervejaria que tenho grande admiração, a Great Divide, fundada em 1994 por Brian Dunn na cidade de Denver, Colorado.

Segundo Brian, o nome “grande divisão” refere-se ao grande destaque geográfico da região, o pico Rock Mountain, que em Denver pode ser visto de praticamente qualquer lugar. Ele diz que a diversidade geográfica do estado é refletida nas cervejas.

Quando perguntado qual cerveja melhor representa a filosofia da Great Divide, Brian nomeia a Yeti, uma imperial stout robusta. Ela é de um negro opaco, cheia de sabores dos maltes torrados, tem alto amargor e 9,5%abv. Ela é sem dúvida a coisa mais distante possível das lagers leves quesempre foram o destaque da região (a área de Denver sempre foi associada  com a cervejaria industrial Coors).

A Great Divide cresceu muito nos últimos anos, e agora pode ser encontrada em 21 estados americanos. O maior desafio para Brian alimentar a demanda é manter o padrão de qualidade que destacou a cervejaria no começo da empreitada.

A Yeti já teve nove variações com o passar dos anos: Whiskey Barrel-Aged Yeti, Yeti with Brett, Oak-Aged Yeti, Chocolate Oak-Aged Yeti, Espresso Oak-Aged Yeti, Vanilla Bean Yeti, e Chocolate Oak-Aged Yeti with Cayenne and Cocoa Nibs.

Brian diz: “Usamos ingredientes que gostamos. Aprendemos sobre eles quando os comemos. Amamos chocolate e temperos, por que não adiciona-los Ana cerveja? Bebemos muito café espresso... porque não? O custo dos 40kg de café que usamos para fazer UMA cerveja pode ser uma razão para algumas cervejarias.”

Brian atesta que muito de sua inspiração está no ar que respira em Denver e no estado em que ele vive. A Hibernation Ale,outro destaque da cervejaria, foi feita para ajudar a enfrentar o duro inverno da cidade. Uma Old Ale de 8,7%abv.

A Great Divide participa de inúmeros projetos de caridade e presta suporte para as comunidades locais ajudando a melhorar a qualidade de vida de Denver.

Abaixo minhas impressões sobre algumas cervejas da Great Divide que tive oportunidade de tomar:
Fresh Hop: Feita com lúpulos ainda em flor, apresenta belo equilíbrio e aroma fresco de lúpulo. Amargor agradável e que não incomoda.

Hibernation Ale: Sazonal de Inverno. Medalha de ouro no GABF 1997 e prata no WBC 1998. Espetáculo de cerveja, old ale com dry hop. Muita complexidade, boa presença de amargor, aroma de caramelo, frutas-escuras e lúpulo. Aquecedora!

Old Ruffian: American Barley-Wine bastante amarga e seca. 10.2%abv. Encorpada e com textura levemente untuosa. Essa é pra ir com calma,uma porrada.

Oak-Aged Yeti: Provavelmente a mais famosa das variações da Yeti. Nota 100 no Rate Beer, caráter dos maltes torrados intensos dominam a cerveja com um sutil toque amadeirado e de baunillha.

Essa cervejaria faz falta!


abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário