segunda-feira, 18 de agosto de 2014

La Corne Blond! Ervilhas! Parmesão!

É tempo de ervilha torta, esse vegetal maravilhoso, extraordinário, que podemos comer com casca e tudo ou então libertar seus lindos e pequeninos grãos para o universo. Ela combina com hortelã e parmesão e com inverno e verão.

É tempo de cerveja. Sempre é tempo de cerveja.

Trago hoje a sensacional cerveja La Corne Blond, produzida pela cervejaria EBLY, fundada por Getan Patin em 2010 na Bélgica! Seu grande destaque é a carga mais alta de lúpulos na receita e a não utilização do candy sugar, comum a estilos belgas. Isso traz a nossa linda Blond Ale um aroma diferenciado e um final seco muito interessante.

Outro destaque dessa cervejaria é o seu lindo copo em formato de chifre! Simplesmente maravilhoso e impactante. A história da cerveja e desse copo é no mínimo interessante:

La Corne Du Bois Des Pendus, siginifica algo como "A floresta de chifre dos enforcados". Esse nome vem de uma tragédia que aconteceu no século 17, onde mais de 100 pessoas foram enforcadas na floresta de Anlier. A floresta de Anlier tem um formato de chifre, e devido a essa tragédia, o local foi batizado de "Corne Du Bois Des Pendus", a cerveja é uma homenagem a eles.

Para acompanhar essa cerveja preparei um creme de ervilhas com crispý de parmesão. Bem versátil, pode ser servida quente ou fria.

·         Permesão ralado q.b

1.       Esquente uma frigideira anti-aderente sob fogo alto. Faça camadas finas com o parmesão ralado, espere dourar de um lado e vira para dourar do outro. Retire e coloque sobre a base de um copo virado. Espere esfriar e quebre em pequenos pedaços. Reserve.

·         2 litros de água
·         55 gramas de sal
·         500 gramas de ervilha torta (separados em 450 e 50)
·         12 folhas de hortelã grandes
·         1 colher (sopa) mel
·         Suco de limão

1.       Em um bown grande misture água fria e gelo. Reserve.
2.       Numa panela grande, combine a água e o sal e leve a fervura. Ferva as ervilhas tortas de 2 a 3 minutos, adicione as folhas de hortelã e imediatamente transfira-as para o recipiente com água e gelo. Mexa algumas vezes até estar totalmente frio. (Essa técnica se chama branquear, esse choque térmico é necessário para para o cozimento do vegetal e fixar sua coloração verde)
3.       Escorra as ervilhas e folhas de hortelã. Coloque em um liquidificador junto com o mel, sal a gosto, um pouco da água de cozimento e suco de limão a gosto e processe até ter um purê. Acerte o tempero e dilua com água do cozimento até a espessura do seu agrado. 
4.       Passe a sopa em uma peneira. Acerte o tempero caso necessário e sirva com o crispy de parmesão.

Leve, refrescante e espetacular.


Abraços e boa semana! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário