segunda-feira, 20 de outubro de 2014

La Corne Tripel e o Frango Frito que marcará sua vida!!!

Oláááaá!!!! 

Mais uma vez fui incumbido pelo Clubeer a realizar a dolorosa tarefa de harmonizar uma cerveja do atual kit de assinaturas deles! Na primeira vez harmonizei Barbe d´Or, uma blond ale, com um belo salmão ao molho de laranja. Coisa fina!
Dessa vez a cerveja escolhida foi a La Corne Tripel, da cervejaria Ebly. Essa cervejaria tem um copo em formato de chifre que remete a um lado ogro da vida. Nessa linha escolhi um prato bem rústico, para se comer com as mãos e despertar o Obelix que dorme em todos nós. Frango frito e uma maionese de ervas!
Os temperos foram escolhidos com a intenção de elevar as notas da cerveja. Abusei dos cítricos e das ervas, além de alho. O estilo tripel ama essas coisas e irá harmonizar por semelhança. O elevado álcool e carbonatação cuidam da intensidade e gordura do prato, harmonizando por contraste.
A receita é simples. Comece preparando a Maionese de Ervas (se você conseguir fazer uma caseira melhor ainda):

·         ½ maço de Salsa
·         ½ maço de Manjericão
·         1 dente de alho
·         Sal
·         Azeite
·         Vinagre ou suco de limão
·         4 colheres (sopa) cheia de uma boa maionese
Em um pilão coloque as ervas, o alho, salpique um pouco de sal e bata até estar bem triturada. Dilua com o azeite e o vinagre até formar uma pasta grossa. Misture à maionese. Experimente e corrija o sabor.
O frango tem três etapas: A Salmoura, o empanamento e a fritura. É interessante começar o preparo no dia anterior. Caso não consiga, elimine a parte da salmoura e apenas tempere o frango com pelo menos uma hora de antecedência.
·         ½ cebola pequena fatiada finamente
·         2 dentes de alho esmagados com a faca
·         ½ colher (chá) de óleo vegetal
·         Sal
·         5 ramos de alecrim
·         600 ml de água
·         1 limão em quartos
·         4 coxas de frango
·         4 sobrecoxas de frango
·         210 gramas de farinha de trigo
·         1 colher (chá) de pimenta do reino moída na hora
·         1 colher (sopa) de paprika doce
·         1 colher (sopa) sal
·         1 colher (chá) de fermento químico
·         1 potinho de iogurte (170ml)
·         Leite
·         Óleo para fritar 

1.     Em uma panela média sobre fogo médio-alto salteie a cebola e o alho até ficar translúcida. Adicione três colheres (sopa) de sal. Adicione o alecrim e logo em seguida a água e o limão. Leve a uma fervura branda mexendo para dissolver o sal.Tire do fogo e deixe esfriar. (pode levar ao freezer para acelerar o processo). Pegue uma vasilha, abra um saco plástico de cozinha por cima e adicione as coxas e sobrecoxas de frango. Coloque a salmoura e todos aromáticos no saco. Tente remover o máximo de ar possível. Refrigere por 8 a 16 horas, mexendo o saco ocasionalmente para redistribuir os temperos.
2.     Remova o frango da salmoura. Lave em água fria, seque com papel toalha e coloque-o sobre uma grade. O frango pode agora ser refrigerado por três dias. Acho que refrigerar um dia é o ideal, pois assim a superfície irá secar bem, mas não há problema em continuarmos o preparo, geralmente eu não consigo esperar...
3.     Combine a farinha, pimenta do reino, paprika, sal e fermento químico num bowl. Mexa para distribuir os ingredientes. Divida agora em dois bowls. Coloque o iogurte em um terceiro e dilua com leite até atingir a consistência de creme de leite fresco. Coloque uma grade em cima de uma assadeira.  Passe o frango na farinha, bata para retirar o excesso, coloque sobre a grade. Agora leve ao iogurte, passe agressivamente no outro bowl com farinha e volte-os a grade.
4.     Aqueça o óleo para fritura por imersão a 180 graus. Adicione quantos pedaços de frango conseguir sem sobrecarregar a panela. Cozinhe,mexendo ocasionalmente por volta de 12 a 15 minutos. Remova para uma travessa com papel toalha e deixe descansar uns cinco minutos.
5.     Sirva com a maionese, a La Corne Tripel e prepare-se para encarar o frango frito que vai mudar sua vida!
Parece complicado, mas não é! A receita é simples, requer apenas um pouco de planejamento e organização.
E não deixe de conhecer o Clubeer, o pessoal lá é gente fina, o site repleto de informações e cultura cervejeira! Você assina e recebe um verdadeiro tsunami cervejeiro na sua casa!

Abraços a todos!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário