terça-feira, 4 de novembro de 2014

O Bacalhau da Mama

Atendendo pedidos gerados após postagem dessa foto no facebook do Panela,  passarei a receita de como gosto de preparar o bacalhau e, garanto, é a forma mais simples possível. A receita não tem medidas, quantidades ou tempo de cozimento. Apenas precisamos nos atentar em alguns pontos críticos do processo e tudo dará certo. São eles:

1.       Dessalgue: Para um filé desse tamanho da foto, cerca de 600 gramas, repare que ele é alto, por isso, demora mais tempo para água conseguir infiltrar no ponto central dele. Neste caso devemos começar o dessalgue com quatro dias de antecedência. Sempre com água gelada e sempre na geladeira. A água da troca, que deve ser realizada ao menos uma vez por dia, deve estar idealmente na mesma temperatura. Sempre experimente a água para ter uma noção de como está o processo.
2.       Frigideira: Após o dessalgue, é legal tentarmos secar o bacalhau ao máximo para ajudar na hora de ir pra frigideira. Esta deve estar muito bem aquecida, e só então adicionamos o azeite. A frigideira deve ser pesada e de fundo grosso e de um tamanho compatível com o do bacalhau.
3.       Tempero: Gosto de fazer uma marinada rápida com azeite, um pouco de limão, pimenta do reino branca e semente de coentro triturada na hora.
4.       Cozimento: Escorregue o bacalhau no azeite e não mexa por uns instantes. Deixe dourar e então vire, é legal dourar todos os lados. Para checar o ponto ideal é muito simples. Insira um garfo no centro do peixe, se este passar com facilidade, está no ponto. O tempo como sempre é variável. Depende do tamanho do bacalhau, da temperatura da frigideira, do material da frigideira.
5.       Finalização: Assim que tirar da frigideira regue com um belo azeite, e salpique um pouco de alho frito por cima.

E basicamente é isso. Para guarnição gosto de batatas e um salteado de brócolis e pimentão com alho.
Uma dica bacana após fritar o alho no azeite, é deixar os dois na frigideira para que o alho passe o seu sabor pro azeite. Aí podemos saltear os legumes neste azeite. O resultado é muito bom.

Para harmonizar opte por cervejas mais claras, com boa carbonatação, baixo caráter de lúpulos e se tiver uma acidez interessante fica show de bola. Estilos como Weissbier, Saison, Belgian Tripel, Belgian Blond Ale e Belgians Flanders Red Ale são algumas opções que me vem a cabeça agora.

E sempre vale lembrar. Compre ingredientes de qualidade, ou não perca seu tempo tentando preparar um bom prato.


Abraços a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário